Ruben C. Lois González - Vice-presidente da União Geográfica Internacional (UGI)

Temos o prazer de informar que Ruben C. Lois González, professor titular da Universidade de Santiago de Compostela, foi eleito no dia 22 de maio Vice-presidente da União Geográfica Internacional (UGI).

Ruben Lois contou com o apoio expresso da APG (decidido pela sua direção por unanimidade), o qual foi suportado de se tratar de um geógrafo com grande prestígio e forte internacionalização, possuir notáveis capacidades administrativas e diplomáticas, a que se soma o facto de ser um grande amigo e conhecedor da Geografia Portuguesa, saudando-se que tenha reivindicado na sua mensagem de apresentação o papel da língua portuguesa (e espanhola) na produção e difusão do conhecimento geográfico.
Entre outras ligações a Portugal, realça-se do seu currículo o desempenho do lugar de Diretor doa CEER - Rede de Universidades Região Norte-Galiza (de 2013 a 2017); a participação frequente em congressos e reuniões da APG e do CEGOT; a pertença ao Conselho de Redação da revista GOT (Geografia e Ordenamento do Território); a colaboração no Dicionário de Geografia Aplicada (editado pela Porto Editora e coordenado por José Rio Fernandes, Lorenzo López Trigal e Eliseu Sposito).
A APG tem mantido contactos
, no objetivo comum, agora mais fácil, de reforçar a presença mundial da Geografia Portuguesa e de outras geografias de países de língua portuguesa, designadamente a brasileira.
Parabéns Ruben Lois!