Notícias

 XVI Colóquio Ibérico de Geografia: "Península Ibérica no Mundo: problemas e desafios para uma intervenção ativa da Geografia" | 5 a 7 de Novembro | IGOT | Lisboa

(...) A Associação Portuguesa de Geógrafos, a Associação de Geografia de Espanha e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa convidam a juntar-se a nós em Lisboa, de 5 a 7 de Novembro deste ano.

Realiza-se aí e então, o XV Colóquio Ibérico de Geografia, aberto também a colegas de outros países que falam português ou espanhol, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

O tema escolhido para enquadrar todas as apresentações e intervenção dos conferencistas convidados é "Península Ibérica: problemas e desafios para uma intervenção ativa da Geografia", com 15 temáticas distribuídas pelas sessões paralelas. Haverá também mesas redondas sobre os temas mais atuais e uma saída de campo, estando prevista a publicação dos textos escolhidos.

Será um tempo de aprendizagem e de consolidação ou debate a propósito de investigação em curso, projetos futuros, ou reflexões mais teóricas. Além disso, para lá da dimensão científica (central, por certo), pretende-se que este encontro seja também um tempo de festa da Geografia, de encontro e de troca de informação e conhecimentos. (...)

 

Encontra-se oficialmente disponível, o website do XVI Colóquio Ibérico. 

Está on-line o Programa Provisório do Colóquio. 

 

Pagamento da inscrição:

Associado APG/AGE (250 euros):

 

 

Estudante 1º e 2º ciclo (75 euros):

Estudante Doutoramento (100 euros):

 

 

Público Geral (300 euros):

 

 XVI Colóquio Ibérico será no IGOT | Lisboa | co-organização com a APG e AGE

 

Entre os dias 7 e 9 de Novembro decorreu em Murcia o XV Colóquio Ibérico de Geografia. Na sessão de encerramento a Prof. Eduarda Costa, da Direcção da APG, apresentou o local do próximo evento, convidando todos a participarem. O XVI Colóquio Ibérico será no IGOT, em Lisboa, numa co-organização com a APG e AGE.

 

  Comunicado do Conseho de Ministros de 25 de Janeiro de 2018

(…) 1. Foram aprovadas duas resoluções que, em concretização das decisões tomadas no Conselho de Ministros extraordinário de 21 de outubro de 2017, autorizam a realização de despesa para a execução de medidas relevantes de apoio às populações atingidas pelos incêndios que assolaram o território nacional no ano passado e de preparação para a campanha de prevenção e combate aos incêndios durante o ano de 2018.

No quadro do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro é autorizada a proceder ao lançamento de um conjunto de empreitadas de obras públicas, a realizar durante o ano de 2018. Serão, assim, reconstruídas as habitações destruídas pelos incêndios em Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Santa Comba Dão, Vouzela, Tondela, Tábua, Mortágua e Penacova.

Aprovado em Conselho de Ministros a 2 de novembro de 2017, este Programa assegura a concessão de apoio à reconstrução, construção ou aquisição de habitações permanentes atingidas pelos incêndios de grandes dimensões que ocorreram no dia 15 de outubro de 2017. (…)

Ver mais informação – Portal do Governo

  Decreto Regulamentar n.º 9-A/2017 | Sistema de Informação Cadastral simplificada

Data de Publicação:2017-11-03

Tipo de Diploma:Decreto Regulamentar

Número:9-A/2017

Emissor:Administração Interna

Páginas:5876-(10) a 5876-(18)

ELI: http://data.dre.pt/eli/decregul/9-a/2017/11/03/p/dre/pt/html

SUMÁRIO:

Regulamenta a Lei n.º 78/2017, de 17 de agosto, que estabelece um sistema de informação cadastral simplificada, adotando medidas para a imediata identificação da estrutura fundiária e da titularidade dos prédios rústicos e mistos

Ver mais informação

  Nova Carta da Ocupação do solo já está disponível e em acesso aberto

A Direcção-Geral do Território (DGT) apresentou, em evento público, no dia 5 de Julho do ano corrente, a Carta de Ocupação do Solo 2015 (COS 2015). Trata-se de informação geográfica de natureza temática, sob a forma de inventário, produzida pela DGT, da maior importância para estudos de caracterização e de observação do território, bem como da dinâmica dos sistemas naturais, seminaturais e dos espaços artificializados.

A informação vectorial está estruturada em 48 classes, em coerência semântica com as séries de 1995, 2007 e 2010, tendo sido obtida por análise visual de imagens aéreas ortorretificadas de grande resolução espacial, suportada em dois critérios estruturantes: uma distância mínima entre linhas de 20 metros e uma unidade mínima cartográfica de 1 ha. Os dados são disponibilizados em acesso aberto (aqui), sem custos, facto que a Associação Portuguesa de Geógrafos assinala com grande regozijo na medida em que tal decisão política tem implicações positivas na investigação, na administração pública e nas empresas.

Na apresentação pública também foram apresentados estudos académicos, disponíveis aqui, que revelam o alcance de tal informação geográfica na monitorização de sistemas, no reporte de emissões e sumidouros de gases de efeito de estufa, no apoio à operacionalização do conceito de serviços de ecossistemas nas políticas públicas, no reconhecimento de faixas de transição difusa urbano-rural. Neste mesmo contexto, foram apresentados alguns produtos enquadrados nos serviços Copernicus, como por exemplo as séries multitemporais de grau de impermeabilidade, do grau de coberto florestal e tipo de floresta, e sobre as pastagens, zonas húmidas e corpos de água.

APG prepara as Olimpíadas de Geografia em 2018.

 

A APG fez chegar o orçamento pedido pelo Ministério de Educação que permitirá lançar as Olimpíadas de Geografia.

A iniciativa será feita em parceria com a Associação dos Professores de Geografia.

Mais notícias em breve

Olimpíadas de Geografia em 2018

 

 A APG, aguarda confirmação de apoio do governo para início do processo que em parceria com a associação professores de geografia seleccionará 2 estudantes e 1 professor que nos representarão em Quebec, no Canadá.

 

 Protocolo entre a Direcção Geral do Território e a APG: Reconhecimento da Experiência Profissional no Domínio do Cadastro Predial

Ver o Protocolo dgTerritório e APG

 Oficina de Geogafia em Cadastro Rural | Universidade de Coimbra

Oficina de Geografia em Cadastro Rural coordenada por Luciano Lourenço e que teve lugar na Universidade de Coimbra (50 horas de formação, incluindo manuseio de GPS).

 

 

 José Alberto Rio Fernandes no Jornal 2 - RTP de 27 Fevereiro, 2018 | sobre a descentralização

                     Ver entrevista aos 34’40’’ aqui

 

 

 

 

 Entrevista do Professor Jorge Malheiros ao Jornal Público: 22 de Janeiro de 2018

Em breve, jovens não chegarão para satisfazer necessidades do mercado de trabalho

Jorge Malheiros, especialista em geografia da população, acredita que vai ser possível inverter a tendência de declínio populacional dentro de alguns anos. Por ALEXANDRA CAMPOS

(…) Parece um paradoxo: a taxa de desemprego é hoje elevada entre os jovens. Mas, se a economia portuguesa retomar os valores médios de crescimento económico das últimas décadas, em breve o país não terá gente suficiente para as suas necessidades de mão-de-obra. Quem o diz é Jorge Malheiros, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. (…)

Ver Entrevista

 Encontro - DESCENTRALIZAÇÃO: ENTRE O BOM SENSO E O CONSENSO | 10 DE mARÇO DE 2018 | 9H30 | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | UTAD | Org.: APG, AEDRL e UTAD

APG promove na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro encontro sobre a descentralização e reforma do Estado, dia 10 de Março, com a presença do Primeiro Ministro de Portugal. Inscrições abrem em breve. Esteja atento no site da APG e na página de facebook.

ORGANIZAÇÃO

Associação Portuguesa de Geógrafos

Associação de Estudos de Direito Regional e Local

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

LOCAL

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)

DATA

10 Março 2018

Ver CARTAZ

As inscrições estão abertas aqui.

 Encontro de Primavera ZOE - Organização do Livro: "Isabel André, uma geógrafa inquieta" | 18 de maio de 2018 | IGOT | Lisboa

A comissão de organização do Encontro de Primavera ZOE, promove a realização deste encontro para o dia 18 de maio de 2017, na sala de conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT).

A comissão, encontra-se também a organizar um livro – Isabel André, uma geógrafa inquieta: textos escolhidos – que pretende não apenas homenagear a prof. Isabel André, mas também constituir-se enquanto referência, de natureza antológica, para todos aqueles que procuram conhecer melhor o seu trabalho e os contributos que fez para o desenvolvimento de diferentes áreas da geografia humana. A coordenação deste trabalho está a cargo de André Carmo e Ana Estevens, ambos investigadores do CEG-UL e colaboradores próximos de Isabel André.

 

  IX Congreso Internacional de Geografía de América Latina: Últimas décadas: procesos y retos | 12 a 15 de septiembre de 2018 | Toledo (España)

El IX Congreso Internacional de Geografía de América Latina organizado por la Asociación de Geógrafos Españoles de América Latina (AGE-AL) tendrá lugar en Toledo (España) del 12 al 15 de septiembre de 2018 bajo el título “Últimas décadas: procesos y retos”

Primera Circular Segunda Circular

Ver sitio del Congreso

 

 Call for Urban Planning special issue guest editor

The editorial team at Urban Planning are planning to have one of their 2018 issues dedicated to housing. Who are potentially interested in editing a thematic issue of this journal are invited to contact the editorial team (up@cogitatiopress.com). Urban Planning is an open access peer-reviewed journal indexed in the Web of Science (Emerging Sources Citation Index).

 

 New data resource on racial-ethnic diversity in the US

A newly expanded data portal for learning about community racial and ethnic diversity is now operational at the 'Diversity and Disparities' website of Brown's Spatial Structures in the Social Sciences (S4) Initiative. Census information compiled at the portal describes the racial-ethnic diversity of US states, metropolitan and 'micropolitan' areas, counties, and places (e.g., cities, suburbs, small towns) for the 1980-2010 period.

Further information

 The European Asylum System: Moving Towards a Unified; Fair and Effective Framework | 1st February 2018 | 10:00am - 4:30pm | Brussels (Belgium)

The number of persons seeking asylum from non-EU countries in the EU has surged exponentially over the course of the last four years. In 2015-2016 the EU received 2.5 million first-time asylum applications. In 2015, 75% of all asylum applications were registered in only five member states (European Commission, 2016). Responding to the increased pressure placed in certain EU countries, in September 2015 Member States committed to relocating up to 160,000 refugees, later revised to 98,000, from Greece and Italy within two years. However, by September 2017 when the relocation scheme eligibility period came to a close, EU countries had fulfilled less than a third of their asylum relocation targets (Amnesty International, 2017).

                               Further information [Registration and programme]

 Finisterra - Lição Anual da Finisterra pela Professora Janice Monk | NOVA DATA: 21 de fevereiro de 2018 | 17h | Sala de Conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) | Lisboa 

Informa-se que a Lição Anual da Finisterra pela Professora Janice Monk terá lugar no dia 21 de fevereiro de 2018, pelas 17h, na Sala de Conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT).

 Place-based policies - III conference on Public policies, territorial planning and spacial development | 1st and 2nd of march 2018 | V.N. Gaia | Portugal | Submissions are open | Organização APG

 

The conference on public policies, territorial planning and spatial development, organised by CEGOT (Centre of Studies in Geography and Spatial Planning – research group on P3DT), with the City of Vila Nova de Gaia (CMVNG), will take place on 1st and 2nd of march 2018 at  V. N. Gaia - Portugal

                                 Further information | Poster

 

 Small Cities Conference Vulnerable Communities: Reasearch, Policy, & Practice | 1-12 May 2018, Ball State University | Muncie | Indiana (USA)

Conference Theme

Social and political unease surrounding wide differences in regional economic performance has troubled Americans for more than a generation. Job losses due to international trade and automation, coupled with rapid urbanization, have had especially dramatic effects on small cities, towns, and rural communities. While geographic variation in economic growth is not new, it appears more pronounced today than in the recent past.

Proposals for papers and/or panels that examine the economic and social challenges facing vulnerable communities from a variety of perspectives. In particular economic and policy dimensions of these problems, social and cultural factors that help create resilient communities, planning challenges facing these places, capacity of local and state government to address the consequences of recent economic shocks. Proposals and inquiries to Dagney Faulk, PhD, dgfaulk@bsu.edu

Proposal deadline = November 1, 2017

Paper deadline = March 30, 2018

Further information

 Especificações técnicas de cartografia e informação geográfica de referência - Sessões de divulgação | Maio

A DGT em colaboração com a Associação Nacional de Municípios (ANMP) está a organizar um conjunto de sessões públicas de divulgação das especificações técnicas de cartografia e informação geográfica de referência. Estas sessões irão decorrer no início de maio em vários locais do País e pretendem divulgar a todos os interessados a nova proposta das especificações técnicas da cartografia.

Divulga-se a circular 43/2018 da ANMP que foi enviada a todos os municípios e entidades intermunicipais com informação mais detalhada sobre estes eventos regionais, também disponível em http://www.anmp.pt.

Recordamos que as especificações técnicas da cartografia e informação geográfica de referência que venham a adotar-se no final deste processo irão substituir as que estão atualmente em vigor, nomeadamente as normas técnicas de produção e reprodução da cartografia e ortofotocartografia à escala 1:10 000 e 1:2 000 disponíveis aqui  

A DGT apela a todos a participação construtiva e a formulação de contributos até ao dia 18 de maio. Para este efeito deverá ser usado o formulário disponibilizado aqui 

Para informação referente às inscrições deverá contactar a ANMP:

Telefone: 239 40 44 34  ou E-mail: anmp@anmp.pt http://www.anmp.pt

 Alteração do PNPOT em discussão pública | 30 de abril a 18 de junho

Até 18 de junho de 2018, encontra-se aberto o período de discussão pública da proposta de alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT). Focando-se em particular na elaboração de um novo Programa de Ação a 10 anos e de um novo regime de gestão, acompanhamento e monitorização, o PNPOT constitui uma orientação para as políticas sectoriais e para os planos e programas de âmbito nacional, regional e local, em articulação com os programas de investimentos estruturais mais relevantes.

A alteração do PNPOT estrutura-se em três documentos: Diagnóstico, Estratégia e Modelo Territorial e Agenda para o Território (Programa de Ação), incidindo a discussão pública sobre a Estratégia e Modelo Territorial e a Agenda para o Território. Está também disponível para consulta de todos os interessados o Diagnóstico Territorial, que constitui uma atualização do PNPOT de 2007, focado nas dinâmicas da última década, com incorporação de informação mais recente e de renovadas análises territoriais.

Todos os documentos podem ser consultados no Portal PARTICIPA e no Portal TERRITÓRIO PORTUGAL e ainda nas instalações da Direção-Geral do Território, das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, do Algarve, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte, na Direção Regional de Ambiente dos Açores e na Direção Regional de Ordenamento do Território e Ambiente da Madeira.

 2nd Annual PhD Conferece on Real Estate and Housing | May 17-18, 2018 | Columbus, Ohio (USA)

The annual PhD Conference on Real Estate and Housing brings together doctoral students from various disciplines to foster a multidisciplinary understanding of real estate and housing related research. The conference is a result of partnership between the Ohio State Center for Real Estate, the John Glenn College of Public Affairs, the Knowlton School of Architecture and Fisher College of Business

 Política de Privacidade APG

A 25 de maio, o Regulamento Geral de Proteção de Dados entrou em vigor. O objetivo deste regulamento é melhorar a privacidade e facultar maior controlo aos cidadãos sobre as suas informações pessoais e sobre a forma como estas são utilizadas. A APG valoriza e respeita a sua privacidade, garantindo que o seu endereço não será transacionado ou utilizado para outros fins que não sejam o envio de notícias APG (newsletters), notificações e convites para eventos promovidos pela APG.

Se desejar que as suas informações sejam removidas da nossa lista, pode a qualquer momento cancelar a sua inscrição entrando em contacto com a APG para geral@apgeo.pt mencionando o facto em assunto.

 Alteração do PNPOT - Estratégia e Agenda para o Território - Diagnóstico e Relatório da Discussão Pública

As versões finais, após retificações introduzidas pelo Ministério, enviadas à Assembleia da República da proposta de alteração do PNPOT - Estratégia e Agenda para o Território, bem como o Diagnóstico e o Relatório da Discussão Pública podem ser consultados no Portal "TERRITÓRIO PORTUGAL".

 OLIMPÍADAS DA GEOGRAFIA | inscrições até ao dia 30 de novembro de 2018

Em conjunto com a Associação dos Professores de Geografia, a Associação Portuguesa de Geógrafos lança as OLIMPÍADAS DA GEOGRAFIA.

As Olímpiadas da Geografia são uma iniciativa da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia (APROFGEO) com o patrocínio do Ministério da Educação.

Pretendem contribui para o reconhecimento social da Geografia e promover o seu estudo.

Esta iniciativa visa distinguir os melhores alunos de Geografia no ensino secundário e servirá também para apurar os três representantes nacionais nas Olimpíadas Ibéricas de Geografia.

O encontro tem por objectivos Objetivos:

1) Aumentar o interesse dos alunos portugueses pelo estudo e pesquisa em Geografia;
2) Promover o reconhecimento social da Geografia em Portugal;
3) Promover o “trabalho de campo” no ensino da Geografia;
4) Desenvolver o espírito de rigor e excelência nos alunos;
5) Encontrar os representantes portugueses para a Olimpíada Internacional de Geografia.

A inscrição é realizada até ao dia 30 de novembro de 2018.

Veja toda a Informação aqui 

Consulte o Regulamento aqui

Aceda ao formulário de inscrição aqui.

 the ENHR Conferece: More together, more apart: Migration, densification, segregation | Wednesday 26 June | Uppsala University | Sweden 

ENHR aims to organise a major conference every year. Each time the conference takes place in a different country and is organised by a Local Organising Committee (LOC).

The next ENHR conference will be held in Upsla, Sweden More together, more apart: Migration, densification, segregation in 26-29 June 2018 (including the New Housing Researchers Colloquium on the 26th)

 

 

Further information

 

 

 

 Executive Housing Finance Course Housing Finance in a Changing Global Environment | 18-30 June | Phhiladelphia (USA)

The International Housing Finance Program (IHFP) is part of the Real Estate Center of the Wharton School of Business, University of Pennsylvania, Philadelphia, USA. IHFP was established in 1985 to foster excellence in housing finance educationtechnical advisory services and research, with a specific focus on developing and emerging market economies.

Applications deadline = 4 May

Further information

Application-Form

 Summerschool Sustainable Housing from a Europeam perspective | Faculty of architecture and the Built Environment, Delft University of Technology | 2-13 July, Delft (The Netherlands)

Housing is of key importance for societies. It drives the economy and is a key issue for sustainable urban and regional development in growing as well as declining areas. This course focuses on sustainable housing development and deals with environmental as well as economic and social sustainability. How do housing markets work and how do governments intervene? How can the affordability, quality and energy efficiency of the housing stock be improved? The course will give insight in the European perspective on the development of a sustainable housing stock by presenting European and national goals, policies, regulations, assessment tools, process innovations and management approaches. It will shed light on the emerging economies and institutions in the similar context.

Application deadline = 28 February

Further information

Contact Dr. Queena Qian (k.qian@tudelft.nl)

 Encontro: INTERIOR / BAIXA DENSIDADE / NORTE DE PORTUGAL - Despovoamento & Desenvolvimento | 6 de outubro | Biblioteca Municiapal de Mondim de Basto

No dia 6 de Outubro terá lugar na Biblioteca Municipal de Mondim de Basto o encontro organizado pela CMMB, APG; UTAD e Jornal de Notícias: INTERIOR / BAIXA DENSIDADE / NORTE DE PORTUGAL - Despovoamento & Desenvolvimento. O encontro conta com a pesensa do Presidente da APG, Prof. José Alberto Rio Fernandes; Humberto Cerqueira - Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto e António Fontaínhas Fernandes – Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ver Programa

 Comissão Independente para a Descentralização

João Cravinho preside à Comissão Independente para a Descentralização, de que farão parte o Prof. João Ferrão e o Prof. Fontainhas Fernandes.

Ver Notícia em tsf.pt/Lusa e jn.pt

 Despovoamento & Desenvolvimento, Mondim de Basto, 6 de outubro de 2018

Decorreu em Mondim de Basto, no Auditório Municipal de Mondim de Basto, no dia 6 de outubro de 2018, o Seminário “Despovoamento & Desenvolvimento”. Em sessão muito animada, que evitou as “ideias feitas”, debateram-se temas de grande importância para o futuro do país, procurando identificar boas práticas e soluções para promover o desenvolvimento, face a um contexto como despovoamento, envelhecimento e desruralização. Centrando o discurso no desenvolvimento – visto como aumento da riqueza e bem-estar – e não no crescimento (populacional), apontou-se a cooperação e a partilha de recursos entre os municípios menos povoados como elemento central. Os participantes aplaudiram esta iniciativa conjunta da APG, Município de Mondim de Basto, UTAD e JN pela oportunidade de reflexão conjunta sobre temáticas tão relevantes.

 Estão abertas as candidaturas ao Prémio Nacional da Paisagem 2018 | Até dia 30 de novembro de 2018

No quadro da Convenção Europeia da Paisagem e da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, o Ministério do Ambiente promove através da Direção Geral do Território (DGT) a atribuição do Prémio Nacional da Paisagem 2018, que pretende realçar abordagens territoriais promotoras da qualidade da paisagem rural, urbana e periurbana. Importa aumentar a consciência cívica sobre o valor cultural das paisagens e sobre o papel que os diversos atores, públicos e privados, desempenham na sua transformação.

Ver Mais Informação

 

 

 

 

 

 

 

 

Eventos

Oportunidades

Espaço Docente