Prémio APG: Mestrado
Prémio APG | Mestrado
O Prémio APG | Mestrado tem por objetivo promover, incentivar e estimular a investigação geográfica, designadamente a que é realizada no contexto dos cursos de segundo ciclo em Geografia. O prémio destina-se a premiar geógrafos que tenham produzido trabalhos científicos de excelência, conducentes à atribuição do grau de mestre. São elegíveis todas as dissertações que contribuam para o avanço e afirmação da Geografia, seja através do desenvolvimento de processos de reflexão ou do aprofundamento crítico do conhecimento numa área temática da Geografia e/ou num estudo de caso particular.
Edições anteriores e premiados
Universidade Nova de Lisboa
Vencedor: Maria João Rodeia Barrilaro Ruas com a tese "Integraça o da abordagem dos Serviços dos Ecossistemas no planeamento territorial. Caso de estudo do municí pio de Monchique"
Menções honrosa: Ariana Araújo Marques da Silva com a tese "A Produção do Espaço Público: das agendas às intervenções. Tendências, desafios e oportunidades a partir do caso do município de Lisboa" e Bárbara dos Santos Brandão com a tese "O papel das visitas de estudo virtuais na aprendizagem da Geografia"
Universidade do Minho
- Vencedor: Cátia Alexandra Pereira Faria, com o trabalho “Análise do Caminho Português a Santiago e perceção dos comerciantes dos impactes no município de Barcelos".
- Menção Honrosa: Inês Brandão Pereira Barros, com o trabalho “Serviços ecossistémicos e planeamento baseado no desempenho: a reconversão da Pedreira da Madalena (Vila Nova de Gaia) como prova de conceito".
Universidade de Coimbra
- Vencedor: Luís Miguel Conceição Silva dos Reis (Avaliação do potencial endocársico do sector setentrional do planalto de Santo António (Maciço Calcário Estremenho, Portugal Central))
- Menções honrosas: Ana Cristina Batista (Elaboração de um modelo preditivo de identiicação do potencial arqueológico Paleolítico na região de Leiria (Centro de Portugal)) e Fábio Caldeira (Brand Equity de Destinos Turísticos: A Marca do Destino Turístico Algarve)
IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
- Vencedor: Joana Pedro Baptista ("Regime térmico do solo e do permafrost na Península de Barton (Ilha de Rei Jorge, Antártida): características e fatores condicionantes");
- Menções honrosas: André Joel de Jesus Alves ("Modelação espácio-temporal da propagação da COVID-19 em Portugal Continental: evidências da importância de fatores geográficos") e Francesca Ceola ("Hospitality Relations and Overlapping Displacements in Refugee Camps(capes) in Lebanon")
Universidade do Porto
- Vencedora: Maria Pacheco: “Fatores socioeconómicos e ambientais determinantes da mortalidade e morbilidade por doenças respiratórias na Área Metropolitana do Porto”
- Monção Honrosa: Nuno André da Cruz Aniceto Ramos
Universidade Nova de Lisboa
- Carlos Filipe Guerreiro Álvaro - "Análise da evolução espaço-temporal de condições para fixação e proliferação de vetores de arbovírus, com recurso a dados obtidos por deteção remota".
Universidade do Minho
- Ana Cláudia Peixoto | "O Contributo das Unidades Locais de Proteção Civil na Defesa da Floresta Contra Incêndios: O Caso de Estudo da Unidade Local de Proteção Civil de Agrela e Serafão."
Universidade de Coimbra
- Alexandre João Alves Ornelas | “O papel da Geografia Física nos territórios inteligentes. O caso de estudo da Lousã como território inteligente e sustentável”
IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
- Cláudia Estevão dos Reis
Universidade do Porto:
- Bruno Carmo
- Andreia Marisa Monteiro
- Menção honrosa: Bruno Silva
Universidade Nova de Lisboa:
- Ana Teresa Lima
- Miguel Gil Martins
Universidade do Minho
- Hélder Lopes
- José Rocha