Eventos

 XI Congresso da Geografia Portuguesa: "As dimensões e a responsabilidade social da Geografia" | 9 a 11 de Novembro 2017 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | Porto | Call for papers até 30 de Julho - 2.ª prorrogação (Nova data)

 

Com  organização da APG e do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o XI Congresso da Geografia Portuguesa: "As dimensões e a responsabilidade social da Geografia", terá lugar na FLUP entre  9 a 11 de Novembro 2017.

 

(...) O XI Congresso da Geografia Portuguesa não será apenas mais um encontro de Geografia. Para isso, a Associação Portuguesa de Geógrafos e o Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto pretendem que seja visto como oportunidade para apresentar trabalhos, conhecer e encontrar colegas, fazer amigos e aprender em conjunto, num âmbito verdadeiramente nacional.

Docentes de todos os níveis de ensino, investigadores e outros geógrafos, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, vindos de todo o Portugal e outros países de língua portuguesa, todos são esperados. E garantidamente bem-vindos. Trabalharemos para que aproveitem e fiquem a ganhar com os dias que passemos juntos. (...)

Ver: Site do Congresso 

Call for papers até 30 de Julho aqui (Nova data submissão - 2.ª prorrogação)

Inscrições a custo reduzido até 30 de Julho

 

Finisterra: Revista Portuguesa de Geografia | SPECIAL ISSUE | CALL FOR PAPERS: Ruins, Abandonment and Vacant Lands in Cities | Brito-Henriques, E. & Sarmento, J (editors)

 

(...) The experience of contemporary urbanity is inescapably marked by the presence of abandonment, ruination and emptiness. As a mere result of the passage of time, lack of attention, and often driven by real estate speculation, discontinuous city growth and vacant lots have became ubiquitous. At the same time, modern ruins have been added to historical ruins: abandoned manufacturing plants, closed cinemas, derelict barracks, dead malls, unfinished real estate projects, are now part of the cityscape. (...)

 

Please submit an abstract of no more than 350 words by November 30 2016 to rev.finisterra@campus.ul.pt

Full papers should be submitted by May 31st 2017. In your email please include all correspondent authors, their institution and email address.

Further information 

 

Projetos de "Turismo Criativo" | Data Limite para Submissões: Domingo, 15 de janeiro de 2017

 

O projeto CREATOUR (“Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”) procura propostas de todos os tipos de organizações, entidades e profissionais em Portugal (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) que tencionem desenvolver e implementar projetos de turismo criativo e que pretendam colaborar com investigadores da área.

 

Vinte propostas serão selecionadas: (a) para desenvolver iniciativas-piloto na área do turismo criativo, nos próximos três anos, com a colaboração do projeto CREATOUR; (b) para participar em IdeaLabs (eventos) regionais e nacionais onde estas iniciativas-piloto deverão ser reajustadas, apresentadas e discutidas.

 

Desta chamada serão selecionadas 5 ideias de projeto de turismo criativo em cada região.

 

Cada ideia será desenvolvida com mais detalhe durante um IdeaLab regional, na Primavera de 2017, apresentada num IdeaLab nacional, em Maio de 2017, e implementada no Verão de 2017.

 

Serão privilegiados os projetos que possam contribuir para os processos de desenvolvimento local sustentáveis e baseados nos recursos endógenos.

 

Data Limite para Submissões: Domingo, 15 de janeiro de 2017

 

Informação completa sobre esta chamada e o Formulário de Candidatura podem ser encontradas AQUI

 

 

Colóquio NoVOID | Ruínas e Espaços Vacantes na Cidade: Pensar a Transitoriedade no Urbano | CIUL | 16-janeiro-2017 | 14H00

 

No âmbito da relação mantida com as Universidades e o meio académico,  o CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa tem vindo a apoiar e a acolher sessões de apresentação e divulgação de projetos de investigação, cujos temas abordam questões urbanas.

 

Numa fase inicial de projeto, a apresentação dos trabalhos visa o debate e a partilha de ideias entre a comunidade científica, técnicos e público em geral assim como o estabelecimento de stakeholders.

 

Neste sentido, o CIUL recebe no próximo dia 16 de Janeiro, a partir das 14H00, a sessão de apresentação do Projeto NoVOID - Ruínas e Terrenos Vagos nas Cidades Portuguesas, organizada pelo CEG/IGOT e o CIAUD/FAUL.

 

Trata-se de um projeto de investigação financiado pela FCT, que tem por objetivo problematizar e discutir as possíveis virtudes e as potencialidades urbanísticas dos espaços arruinados e vacantes das cidades.

 

A sessão integra diversas apresentações por parte não só dos professores envolvidos, mas também de técnicos da Câmara Municipal de Lisboa e de outros especialistas, convidados a contribuir para esta reflexão.

 

Mais informações em: http://www.ceg.ulisboa.pt/novoid/

Inscrições em: ciul@cm-lisboa.pt

 

PROGRAMA

 

14H00

Pensar os espaços abandonados na cidade perfurada:

A perspetiva do Projeto NoVOID | Eduardo Brito-Henriques, CEG/IGOT-UL

14H30

O protagonismo do "vazio" na AML | Sofia Morgado, CIAUD/FA-UL

14H50

Planos e projetos de médio/longo prazo para espaços vacantes na cidade de Lisboa | Eduardo Campelo, Departamento de Planeamento Estratégico/CML

15H10

Exemplos de arquiteturas efémeras e usos transitórios em espaços vacantes | João Pernão e José Aguiar, CIAUD/FA-UL

15H30

O programa de arte urbana da CML |Inês Machado, Gabinete de Arte Urbana/CML

 

16H00

INTERVALO

 

16H20

Espaços vacantes, biodiversidade e sustentabilidade urbana | Ana Luísa Soares e Sónia Talhé Azambuja, CEABN/ISA-UL

16H40

Estratégias de consolidação sustentável da infraestrutura verde de Lisboa | Duarte Mata Gabinete Vereador José Sá Fernandes/CML

17H00

Debate| Moderação de Cristina Cavaco, CIAUD/FA-UL

17H20

Síntese e conclusões | Relator João Rafael Santos, CIAUD/FA-UL

17H40

Encerramento | Eduardo Brito-Henriques, CEG/IGOT-UL e Cristina Cavaco, CIAUD/FA-UL

 

Curso "APLICAÇÃO DA PEREQUAÇÃO NO PLANEAMENTO TERRITORIAL - POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES" | 23 e 24 de Janeiro de 2017 | IST | Lisboa

 

A FUNDEC - Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura promovem o curso "APLICAÇÃO DA PEREQUAÇÃO NO PLANEAMENTO TERRITORIAL - POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES", agendado para os dias 23 e 24 de Janeiro de 2017, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, com coordenação do Prof. José Antunes Ferreira e da Prof.ª Beatriz Condessa.

 

Coordenação: Prof. José Antunes Ferreira (IST) e Prof.ª Beatriz Condessa (IST)

Data: 23 e 24 de Janeiro de 2017

Horário: 9h30 às 17h30 (1º dia) | 9h30 às 12h45 (2º dia)

Local de realização: Instituto Superior Técnico, DECivil, Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa

 

Verprograma e a respectiva ficha de inscrição, os quais se encontram também disponíveis em www.fundec.pt

 

CONFERENCIA DE ENCERRAMENTO DOS 40 ANOS DO CEF: "NEW CHALLENGES FOR FOREST RESEARCH - looking back, moving forward" | 26-27 Janeiro, 2017 | Sala de Atos – ISA | Lisboa

 

Estão abertas as inscrições para a Conferência Internacional que vai encerrar as celebrações dos 40 anos do CEF. Olhar-se-á para a investigação e os desafios futuros para a floresta e os produtos florestais assim como para o uso dos resultados da pesquisa pela indústria, produtores e administração. Será dada uma voz forte à nova geração de cientistas.

 

A Conferência "NEW CHALLENGES FOR FOREST RESEARCH - looking back, moving forward" terá lugar nos dias 26 e 27 de Janeiro de 2017, na Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa.

 

SESSÕES:

-    The science and innovation framework

-    Results applied and expectations from research

-    Strategies for forest research

-    The next researchers

-    New challenges for forest research

-    Developing a research  career

-    Past experiences, new directions

-    Frameworking forest research

Mais informações e programa provisório aqui

 

Seminário: "A Cidade da Participação" | 4 de Fevereiro | Auditório da Freguesia de Santo Ildefonso | Porto

 

O Seminário realizar-se-á no dia 4 de Fevereiro no Auditório da Freguesia de Santo Ildefonso, no Porto.

 

"A Cidade da Participação", tem como principal objectivo aprofundar as questões teóricas, metodológicas e técnicas nas áreas da habitação básica participada a partir da experiência desenvolvida pelo Laboratório de Habitação Básica (Labhb), pela Associação de Moradores, pela Câmara Municipal do Porto, a Imago como equipa técnica e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova UMinho) na reabilitação/renovação da Ilha da Bela Vista na cidade.

Cartaz

Programa

 Conversa: Os Grandes Eventos Culturais e a Revitalização Urbana | 7 de fevereiro de 2017 | 18h00, Sala 1 | CES-Coimbra

 

Com: Claudino Ferreira (CES); Nuno Grande (CES); Moderação: Tiago Castela (CES)

 

Enquadramento

A Conversa "Os Grandes Eventos Culturais e a Revitalização Urbana" enquadra-se na organização do ciclo de conversas: Diálogos e Perspetivas sobre o Urbano: Diferentes Olhares, que decorrerá ao longo de 9 sessões, repartidas por 3 semestres, tem o propósito de promover a diversidade de temas trabalhados pelos investigadores do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura e Arquitectura | CCArq. Por um lado, potenciando a sua riqueza comum, por outro, promovendo o debate interno e a afirmação de pontos de vista sobre questões concretas analisadas a partir de bases metodológicas diversas, em campos como a Sociologia, a Arte, a Arquitetura e o Urbanismo, a Antropologia, a História e a Economia.

 

Resumo

Com esta sessão pretende-se trazer a debate o tema da revitalização urbana e, de entre as muitas abordagens possíveis, refletir sobre o potencial dos grandes eventos culturais como estratégia para a promoção da reabilitação da cidade ou partes de cidade. Sem prejuízo de outras perguntas serem lançadas, sugerimos desde já como questões: Em que medida esses eventos podem influenciar as áreas urbanas que os albergam mas também “contaminar” espaços urbanos contíguos? Pode a programação cultural, do ponto de vista da sociologia, e do ponto de vista da arquitetura e urbanismo, ser um veículo de integração de zonas urbanas segregadas? Em que medida programas como as exposições internacionais, ou as capitais europeias e nacionais da cultura, promoveram ou podem promover estratégias duradouras para a gestão urbana?

 

Esta conversa conta com a participação e moderação de investigadores do CES, especialistas da área da sociologia, da arquitetura e história urbana.

Ver mais informação

I Congreso Internacional de Estudios Culturales Interdisciplinares | FEBRERO 7, 2018 – FEBRERO 9, 2018

 

El I Congreso Internacional de Estudios Culturales Interdisciplinares (CIECI) tiene como objetivo la difusión y el intercambio de los conocimientos y las investigaciones que se están realizando en la actualidad desde la perspectiva de los Estudios Culturales. Para ello, acepta comunicaciones desde todas las disciplinas científicas y humanísticas que investiguen cualquier aspecto de la cultura contemporánea. CIECI en su afán de incluir voces de todo el planeta tiene un carácter presencial y virtual.

Más información

 

 Curso"Iniciação aos Sistemas de Informação Geográfica com Software Open Source" | 13-14/02/2017 | IST | Lisboa

 A FUNDEC - Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura promove o curso "Iniciação aos Sistemas de Informação Geográfica com Software Open Source", agendado para os dias 13 e 14 de Fevereiro, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, com coordenação do Eng. Pedro Poseiro, do Prof. Alexandre Gonçalves e da Prof.ª Ana Paula Falcão. Este curso destina-se a quem tenha pouca ou nenhuma experiência em SIG e que pretenda adquirir noções básicas em relação à utilização destas ferramentas.

Junto se envia o programa e a respectiva ficha de inscrição, os quais se encontram também disponíveis em www.fundec.pt.

Coordenação: Eng. Pedro Poseiro (LNEC), Prof. Alexandre Gonçalves (IST) e Prof.ª Ana Paula Falcão (IST)
Data: 13 e 14 de Fevereiro de 2017
Horário: 9h00 às 17h00
Local de realização: Instituto Superior Técnico, DECivil, Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa

CIUL: Ciclo de Conferências: “Encontro de Urbanismo – A Cidade Invisível” | 16 Fevereiro | Lisboa

 

No próximo dia 16 de fevereiro, quinta-feira, pelas 18h, terá lugar no auditório do CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa a segunda sessão do Ciclo de Conferências "Encontro de Urbanismo" com o tema: Em Rede.

 

O Encontro conta com a moderação de Paulo Carvalho (DMEI - CML), e a participação dos oradores: João Confraria Jorge e Silva (ANACOM) – Fibra ótica e telecomunicações; Ângelo Sarmento (EDP) - Abastecimento de eletricidade na cidade; e António Dimas (DO - CML) – Galeria técnica do Parque das Nações.

 

Para complementar a sessão, está também prevista uma visita guiada ao Centro Despacho da EDP (Sete-Rios), no dia 17 de fevereiro pelas 15h.

 

O ponto de encontro é no Edifício EDP, na Rua Francisco Gentil Martins.

As visitas estão sujeitas a inscrição através do email: ciul@cm-lisboa.pt

Ver Convite

Seminário PNPOT | Território e Serviços dos Ecossistemas | Lisboa, 17 de fevereiro

 

No âmbito do processo de alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), a Direção-Geral do Território (DGT) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promove o Seminário TERRITÓRIO E SERVIÇOS DOS ECOSSISTEMAS, que terá lugar no próximo dia 17 de fevereiro, sexta-feira, entre as 9h30 e as 13h00, no Auditório da DGT, em Lisboa (Rua Artilharia Um, n.º 107).

 

Esta iniciativa contará com a presença de S. E. a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, e visa promover a reflexão nacional e a partilha de conhecimento a partir de projetos científicos e técnicos já desenvolvidos ou em curso sobre mapeamento dos ecossistemas e seus serviços, bem como orientações da Comissão Europeia relevantes versando sobre esta temática.

 

O Seminário TERRITÓRIO E SERVIÇOS DOS ECOSSISTEMAS é de entrada livre, ainda que sujeita a inscrição prévia e à capacidade do Auditório.

 

Inscrição Programa

 

IV Conferência de Planeamento Regional e Urbano: «A Participação em Planeamento do Território e Políticas Públicas» | 23/24 Fevereiro | Universidade de Aveiro

 

O Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território e o Mestrado em Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro organiza para 23/24 de Fevereiro a IV Conferência de Planeamento Regional e Urbano sob o tema «A PARTICIPAÇÃO EM PLANEAMENTO DO TERRITÓRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS»

 

O tema escolhido dá visibilidade a dinâmicas de investigação e de extensão nas quais docentes, investigadores e alunos do DCSPT-UA têm estado envolvidos, nomeadamente: o papel das novas tecnologias de comunicação no planeamento; as Alianças Territoriais para a Inovação; abordagens inovadoras aos processos de participação em planos estratégicos territoriais; movimentos sociais territoriais e novas formas de envolvimento - movimentos auto-organizados e urbanismo tático. Mais recentemente, participámos num projeto europeu sobre a participação das comunidades no planeamento - «Community Participation in Planning» cujas conclusões serão partilhadas no evento.

 

O encontro reflete também um conjunto de situações de contexto em que a participação pública ganha significado acrescido e sobre as quais importa aprofundar a reflexão, identificando desafios e antecipando respostas qualificadas: o novo quadro legal do planeamento; a dinâmica, em curso, de revisão dos PDM; o arranque do novo Quadro Comunitário de Apoio – Portugal 2020; as políticas de cidades e de regeneração urbana e os processos de descentralização administrativa do Estado e de territorialização das políticas públicas.

 

O debate será enriquecido por um painel de oradores nacionais e internacionais convidados e pelos cerca de 70 contributos para comunicações recebidos, uma parte deles vindos de fora de Portugal.

Na expectativa de poder contar com a vossa participação, junto segue o programa do encontro e o link para a inscrição.

Ver Programa

Site do evento

Conferência: "GARDEN TOURISM IN PORTUGAL AND AROUND THE WORLD" | São Miguel  | 23 a 26 de Fevereiro de 2017

 

INTERDISCIPLINARY CONFERENCE Garden Tourism in Portugal and around the World 23 to 26 February 2017 São Miguel Island, Azores, Portugal OVERVIEW Garden tourism has experienced a large and increasing demand on a global scale. Over 150 million people all over the world visited public gardens in 2000 (W. Jackson and L. Sutherland, 2000); In the United States the number of travelers visiting gardens has surpassed the number of people visiting Disneyland and Disneyworld combined (R. Benfield, 2013); in Great Britain, historical gardens are among the main attractions (there were approximately 20 million recorded paid entries to gardens belonging to the National Trust between March, 2013 and February, 2014 (The Annual Report, 2013/14); The gardens of Chateau de Villandry are among the monuments with record visits in France, with approximately 350,000 visitors a year (Gardens and Tourism, 2012).

CONTACT email: maria.iw.albergaria@uac.pt | margarida.s.o.rodrigues@gmail.com

Further information | Programa e inscrições aqui         

 ⟩ Prof. José Luís Zêzere explica ao Diário de Notícias as razões da ocorrência de movimentos de vertente

 

Num artigo publicado no dia 6 de março de 2017 no jornal Diário de Notícias (DN), o Prof. José Luís Zêzere explica os motivos do deslizamento ocorrido na Rua Damasceno Monteiro e apresenta os dados da base de dados Disaster do Centro de Estudos Geográficos/Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

 

Conforme refere o artigo do DN, o estudo realizado pelo CEG/IGOT e a base de dados daí resultante é “o maior levantamento científico de cheias e derrocadas que causaram vítimas mortais em Portugal no último século e meio, com base na informação publicada em jornais. Ali se podem consultar os perfis de risco para cada um dos concelhos do país“.

 

No artigo, o Prof. José Luís Zêzere esclarece que não há necessidade de se adotar uma abordagem radical de proibição de construção em áreas classificadas, reconhecendo que existem “alguns constrangimentos geotécnicos que levantam problemas à construção na cidade de Lisboa mas com a engenharia disponível podem ser resolvidos sem custos adicionais“.

Leia o artigo completo aqui

 ⟩ ICS Policy Brief 2016: Consumo e (in)segurança alimentar

 

Já está disponível o ICS Policy Brief 2016 – Consumo e (in)segurança alimentar, da autoria dos investigadores Mónica Trüninger, Sónia Cardoso, Fábio Augusto e Ana Horta.

 

Este policy brief fornece algumas recomendações a partir dos resultados de um inquérito nacional a famílias com crianças em idade escolar sobre pobreza e insegurança alimentar que teve lugar em 2014. É também complementado com alguns resultados de trabalho qualitativo (entrevistas) com famílias que estavam a viver situações de insegurança alimentar em virtude da crise económica vigente no período entre 2011 e 2014. 

 

Esta publicação tem a produção científica do Observa - Observatório do Ambiente, Território e Sociedade.

Visualize e consulte AQUI.

 CIDADES, Comunidades e Territórios - 33 now online | Permanent CfP

We are pleased to inform you that issue 33 of CIDADES, Comunidades e Territórios (Cities, Communities and Territories), DINÂMIA’CET-IUL’s journal in Urban Studies, is now available online. This issue includes a special dossier on Optimistic Suburbia – Large housing complexes for the middle-class.

Submissions are continually available online and conducted upon registration on the website. All items should be the product of original scientific work, in different languages, whose results are relevant to the journal’s scope. Please consult our author guidelines for directions regarding format and presentation standards, and refer to our editorial policies for details on the peer-review process. Published materials are covered by a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported licence. Authors will be duly notified of acceptance/revisions required and encouraged to keep in contact with the editorial team should any unforeseen situation occur.

7ª Edição do Concurso Florestal Europeu YPEF | inscrições até 10 de março de 2017

Estão abertas, até dia 10 de março de 2017, as inscrições para a participação na 7ª Edição do Concurso Florestal YPEF - Young People  in European Forests, promovido pela Forestis - Associação Florestal de Portugal. Desenhado para alunos entre os 15 e os 19 anos que desejam conhecer melhor a floresta, a biodiversidade e o setor florestal, enquanto visitam áreas protegidas nacionais e europeias, o Concurso Florestal Europeu YPEF cria vários momentos de interação entre os jovens e a floresta.

No dia 17 de março de 2017 todas as escolas inscritas na 7ª Edição do Concurso YPEF vão apurar qual é a melhor equipa da sua escola que, nos dias 27 e 28 de abril de 2017 numa área protegida nacional, competirá pelo prémio de melhor Equipa Nacional e representará Portugal na Final Europeia, em setembro de 2017, na Hungria.

A equipa vencedora da 6ª Edição do Concurso YPEF deixa o seguinte conselho “a empenharem-se em todas as fases e a arranjar estratégias em equipa de modo a facilitar o estudo do booklet.”. Recordam ainda, “Lembro-me de ter lido um dos conselhos que a equipa vencedora do ano anterior deu e do qual nunca mais me esqueci, pode ser cansativo estudar o booklet mas a fase europeia faz tudo valer a pena.”

Consulta o regulamento no site www.forestis.pt

Workshop Clima e sustentabilidade | Climat et durabilité | Março 10 | Sala de Conferências do  IGOT | Lisboa

 

Programa:

9h // Inscrição dos participantes

9h30 // Sessão de abertura

10h – 13H30// Ilha de calor/conforto/poluição do ar nas cidades – Îlot de chaleur/confort/Pollution de l’air dans les villes

Francisco Mendonça (Universidade de Curitiba) // Pollution de l’air et durabilité à Curitiba (Brésil). Poluição do ar e sustentabilidade em Curitiba (Brasil).

Marcelo Fragoso e Raquel Fernandes (CEG/IGOT- ULisboa) // Eventos severos de bruma seca em Cabo Verde: resultados preliminares da sua caracterização bioclimática. Episodes sévères de brume sèche à Cabo Verde: résultats préliminaires et caractérisation bioclimatique.

Yves Richard (Université de Dijon) // Espaces végétalisés et Îlot de Chaleur Urbain: l’exemple de Dijon (France). Espaços vegetais e ilha de calor urbano: exemplo de Dijon (França).

 

Coffee break

André Nouri (Faculdade de Arquitetura, ULisboa) // Addressing thermal comfort through urban public space design.

Vincent Dubreuil (Université de Rennes) // l’Îlot de Chaleur Urbain à Rennes (France). A ilha de calor em Rennes (França).

Maria João Alcoforado, António Lopes, Arne Kunkel (CEG/IGOT- ULisboa) // Réchauffement global et îlot de chaleur urbain. Aquecimento global e ilha urbana de calor.

Arne Kunkel, António Lopes, Maria João Alcoforado (CEG/IGOT- ULisboa) // Usability of crowdsourcing air temperature in Lisbon.

13h30 – 15h00 // Pausa para almoço

15h-15h45// Climas urbanos em África – Les climats urbains en Afrique

Salem Daech (Université de Sfax) // Urbanisation et réchauffement climatique en Tunisie (Tunisie) – Urbanização e aquecimento global na Tunísia.

António Lopes (Universidade de Lisboa) // Clima urbano da Praia (Cabo Verde). Le climat urbain de Praia (Cap Vert).

 

15h45-17h30// Serviços climáticos/ordenamento – Services Climatiques /Aménagement du territoire

Jean-Michel Soubeiroux (Météo-France) // Les services climatiques pour la ville développés par Météo-France. Serviços climáticos para as cidades desenvolvidos por Météo-France.

Ezequiel Correia (CEG/IGOT- ULisboa) // Serviços climáticos para o ordenamento. Exemplos portugueses. Services climatiques pour l’aménagement Exemples portugais.

Sérgio Barroso (Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Urbano-CEDRU) //Clima em mudança e integração de medidas de adaptação no ordenamento do território. Changement climatique et intégration de mesures d’adaptation dans le cadre de l’aménagement du territoire.

Jorge Gaspar (Professor Emérito, CEG/IGOT/ ULisboa e CEDRU) // Climat, aménagement du territoire, architecture et urbanisme – un commentaire. Clima, ordenamento do território , arquitectura e urbanismo – um comentário.

17h45 // Sessão de encerramento / Clôture

Faça download do Cartaz-progama

Inscrições: zephyrus.ceg@gmail.com

*As inscrições estão limitadas ao nº de vagas na sala de conferências

Prof.ª Maria Lucinda Fonseca no programa Opinião Pública da SIC Noticias 10/03/2017

 

No Programa Opinião Pública, a Prof.ª Maria Lucinda Fonseca, docente do IGOT e investigadora do Centro de Estudos Geográficos, apresenta as razões explicativas para os baixos valores de natalidade em Portugal.

 

Aqui fica um excerto da entrevista no YouTube para ver na íntegra aqui 

 

6º Debate do Ciclo “O Direito à Cidade – Gestão de Resíduos Urbanos” | 11 de março | 15h00 | Sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos | Porto

 

Incerido no ciclo de debates sobre matérias de urbanismo, ecologia e participação pública, no âmbito da iminente revisão do Plano Director Municipal do Porto. Os debates acontecem entre Outubro de 2016 e Março de 2017, contando com oradores das áreas política, académico-científica e profissional. 

 

Terá lugar no dia 11 de março, às 15:00 horas, na sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, no nº 144 da Rua Álvares Cabral (Porto), o sexto debate do ciclo "O Direito à Cidade", a propósito do processo em curso de revisão do Plano Diretor Municipal do Porto.

 

Neste debate, o tema em discussão será a Gestão de Resíduos Urbanos, contanto com intervenções de Carmen Lima, engenheira do ambiente, responsável pelo Centro de Informação de Resíduos da Quercus, Emanuel Monteiro, licenciado em educação social, gestor da Unidade de Educação e Formação Ambiental da LIPOR, Ana Milhazes Martins, socióloga, embaixadora do Movimento Zero Waste Portugal e fundadora do grupo Lixo Zero Portugal. Ainda por confirmar está a presença da Professora Madalena Alves, investigadora do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho.

 

A moderação ficará a cargo de Elisabete Moura, engenheira do ambiente arquiteta e membro da Direção do Núcleo Regional do Porto da Quercus. À semelhança dos anteriores debates, também neste contamos com a presença do Pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, que fará uma intervenção final.

 

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. Para isso será necessário preencher o formulário de inscrição (aqui) e seguir as instruções aí referidas.

 

As entidades organizadoras deste ciclo de debates são as seguintes:

AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal

APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património

Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente

Espaço Musas – Horta Comunitária da Fontinha

FAPAS – Fundo de Proteção para os Animais Selvagens

NDMALO – Núcleo de Defesa do Ambiente de Lordelo do Ouro

OPE – Organização para a Promoção dos Ecoclubes

Ordem dos Arquitetos, Secção Regional do Norte

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

MIA – Movimento de Intervenção Ambiental de Vila Nova de Gaia (como observador participante)

Mais informação

Conferência: Questões urbanas de Cabo Verde – Cidades da Praia e Ribeira Brava | 14 de Março | 15h30-17h00 | IGOT | Lisboa

 

No dia 14 de Março terá lugar em Lisboa, no IGOT, a Conferência: Questões urbanas de Cabo Verde – Cidades da Praia e Ribeira Brava, ocorrendo o evento pelas 15h30.

 

Prof. Lourenço Gomes, Universidade de Cabo Verde

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Lisboa

 

Participação livre sujeita à capacidade da sala.

Ver cartaz

European Doctoral School of Demography - Call for Applications | deadline is March 15, 2017 

 

The European Doctoral School of Demography (EDSD) invites applications for school year 2017-18. The EDSD is an eleven-month program that is offered every year, with the goal to provide students in the first year of their doctoral studies with an appropriate high-level education in demography. Students will acquire a solid knowledge base on causes and consequences of demographic change, population data, statistical and mathematical demography, as well as modeling, simulation and forecasting. The School's courses are structured in such a way that the students work on precise formulation of a thesis topic and early steps of their dissertations. Many of the School's courses concentrate on strengthening the quantitative and programming skills of the students. The language of the School is English.

 

In the 2017-8 school year the School will be held at two different locations. The preparatory courses (from early September to mid-October 2017) will be offered at the Max Planck Institute for Demographic Research in Rostock, Germany. The core courses (from mid-October 2017 until end of July 2018) will be held at MaxO--the Max-Planck Odense Center on the Biodemography of Aging. MaxO is located in Odense, Denmark and is a partnership between the Max Planck Society and the University of Southern Denmark.

 

The EDSD does not charge fees. Several European research institutes and universities provide full fellowships for all students accepted into the School. Successful completion of the School results in a European Research Certificate of Demography provided under the auspices of the European Association for Population Studies (EAPS).

Visit the website here  for more information on the EDSD curriculum and application instructions.

The application deadline is March 15, 2017

 

Conferência: "Crossing Boundaries: Youth, Migration and Development" | 15 de Março de 2017 | 17h30 | FCSH/NOVA | Edifício ID | Sala 0.06 | Lisboa

 

Conferência: "Crossing Boundaries: Youth, Migration and Development" | 15 de Março de 2017 | 17h30 | FCSH/NOVA | Edifício ID | Sala 0.06 | Lisboa

 

Primeira sessão do ciclo "Think-Tank ESPI Lecture Series", dinamizado pelo grupo de investigação "Economia, Sociedade, Património e Inovação".

 

Oradora: Karol Gil-Vasquez (Nichols College, EUA)

Professora Assistente de Economia no Nichols College (Massachusetts, EUA) desde 2013, Karol Gil-Vasquez é mestre em Sociologia pela Universidade Central do Missouri e doutora em Economia pela Universidade do Missouri - Kansas City. Tem como principais áreas de investigação a Economia Institucional, a Antropologia do Dinheiro e a Economia Política do Crime Organizado.

Entrada livre.

Ver Cartaz

Ver mais informação

I Colóquio Ibérico de Paisagem – O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico | 16 e 17 de Março de 2017 | Lisboa | Fundação Calouste Gulbenkian | Auditório 3

 

A Paisagem apresenta-se como o cenário que herdámos, onde vivemos, e donde retiramos os recursos com que subsistimos enquanto civilização e espécie. O resultado da nossa actuação sobre este património será a herança que iremos deixar aos nossos descendentes. No início do terceiro milénio, e numa sociedade submetida a mudanças culturais, que decorrem a velocidades muito superiores às que o tempo de percepção, meditação, e experimentação necessitam, o interesse pela Paisagem tem ganho uma importância crescente, que transforma a disciplina numa plataforma de investigação onde os vários ramos do conhecimento se cruzam.

 

Este colóquio, organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e com o apoio da Escola Superior Gallaecia, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, do Departamento de Urbanística y Ordenación del Territorio da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da la Universidad Politécnica de Madrid, e da Fundação Calouste Gulbenkian,  pretende reflectir sobre a diversidade de aspectos pluridisciplinares, metodologias de análise, e modos de intervenção associados à disciplina, estabelecendo um fórum de discussão focalizado no futuro das relações do homem com a Paisagem.

Ver Programa

Inscrição e registo

 

 Convite para sessão de lançamento do livro "Planeamento e Desenvolvimento Turístico" | FIL 16 março | 12h 

 

No decorrer da BTL será realizado o lançamento de um livro sobre Planeamento e Desenvolvimento Turístico, coordenado por Jorge Umbelino e Francisco Silva, que compila 34 capítulos escritos por 48 autores, todos eles docentes e investigadores na área do turismo. Ver mais informações sobre o livro

 

O lançamento terá lugar no próximo dia 16 (quinta-feira), às 12h, num dos auditórios exteriores da FIL (Auditório II do PT Meeting Center, na rua do Bojador, Parque das Nações - Lisboa). Conjuntamente com a editora LIDEL, os coordenadores da obra têm o prazer de o(a) convidar para este evento.

 

A entrada é livre mas condicionada a confirmação da participação através de contacto telefónico ou envio de email para a LIDEL: 211 950 040; marketing@lidel.pt

Os participantes terão acesso a um convite para entrar na BTL, disponibilizado pela FIL.

O livro poderá ser adquirido durante a sessão de apresentação.

   CURSO: URBANISMO DA LUZ - A LUZ ARTIFICIAL NA CIDADE | 29 de Março 2017

 

A FUNDEC - Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura tem o prazer de anunciar a V. Exa. o curso"URBANISMO DA LUZ - A LUZ ARTIFICIAL NA CIDADE", agendado para os dias 29, 30 e 31 de Março, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, com coordenação do Prof. António Lamas e da Dr.ª Arq.ª Diana Del-Negro.

 

Ver programa e a respectiva ficha de inscrição, que se encontram também disponíveis em www.fundec.pt.

 

Coordenação: Prof. António Lamas (IST) e Doutora Diana Del-Negro

Data: 29, 30 e 31 de Março de 2017

Horário: 14h30 às 19h00

Local de realização: Instituto Superior Técnico, DECivil, Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa

Turismo e Património Cultural: Inovação e Tecnologia em debate | 30 e 31 Março de 2017 | Casa das Artes |  Porto

 

Séculos de história são reflectidos no Património Cultural Material e Imaterial, marcas indeléveis de um território e do seu povo, nas suas múltiplas manifestações. Uma constatação do senso comum, mas fortemente alavancada, ao longo das últimas décadas, sob os efeitos da globalização, preponderante no “romper” das fronteiras do território. A informação veiculada através das tecnologias da informação tornou-se um instrumento essencial para a identificação dos destinos turísticos. Fontes de carácter mais ou menos formal, a imprensa de referência, os entusiastas pelas viagens, vulgo “bloggers de viagens”, destacam destinos de eleição, experiências irrepetíveis que colocam muitos lugares do mundo no topo das preferências dos rankings da especialidade.

 

O Pporto.pt está, em parceria com a VERde NOVO, a organizar o seu próximo Seminário subordinado à temática Turismo e Património Cultural que, nesta edição, colocará a sua ênfase nas questões da Inovação e Tecnologia. 

Mais informações

Cartaz

Conferência: "Dinâmicas Regionais num mundo em transformação" | 30 - 31 de Março e 01 de Abril de 2017 | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Lisboa

 

Este ciclo de conferências consiste em 7 painéis, que se debruçam sobre as seguintes áreas: América do Norte, América Latina, Europa Ocidental, Europa de Leste, Médio Oriente e Norte de África, África Subsariana e Grandes Potências Asiáticas.

 

Culmina com uma simulação no dia 1 de abril (inscrições limitadas). O evento encerrará com um painel de representantes de cada área abordada que fará um exercício prospetivo para o futuro destas regiões. 

Entrada mediante inscrição aqui

Ver programa do evento

Mais informação sobre este evento

CONVITE: Seminário internacional “Convergência Económica e Políticas de Desenvolvimento Regional” | 3 de abril de 2017 | 9h30 -17h00 | Auditório Fundação de Serralves | Porto

 

A Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. tem a honra de convidar V. Ex.ª para o seminário internacional “Convergência Económica e Políticas de Desenvolvimento Regional”, a realizar-se dia 3 de abril de 2017, entre as 9h30 e as 17h00, no auditório da Fundação de Serralves, no Porto.

 

O seminário, com a presença de peritos nacionais e internacionais, tem por objetivo refletir sobre os processos de convergência económica regional em Portugal e noutros países e sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional. 

Consulte o programa do evento e efetue a sua inscrição.

Para mais informações: claudia.costa@adcoesao.pt | +351 218 814 000

 ⟩ AAG Annual Meeting | Wednesday, April 5 – Sunday, April 9, 2017 | Boston, Massachusetts | USA

 

The American Association of Geographers invites you and your members to join us in Boston, Massachusetts, for our next Annual Meeting, Wednesday, April 5 – Sunday, April 9, 2017. Please share this invitation with your members and/or include it on your organization's calendar of events.

 

ABOUT AAG 2017

The AAG Annual Meeting will feature over 6,000 presentations, posters, workshops, and field trips by leading scholars, researchers, and educators. Sessions will be organized across the full range of geography topics such as:

 

  • Cultural Geographies

  • Climate Change

  • Migration and Immigration

  • Geography Education

  • Human Geography and GIScience

  • Physical Geography

  • Geographies of Health

  • International Developments

  • Human Rights

  • And much more!  

 

CALL FOR PAPERS & SESSIONS

Researchers, scholars, professionals, and students are invited to present papers or posters on their research on topics relevant to geography. Participants are also invited to organize sessions on relevant and timely topics. The call for papers and registration are now open. Abstracts are due by October 27, 2016.

 

CONFERENCE HIGHLIGHTS

The 2017 AAG Annual Meeting also will feature a large and dynamic   Jobs & Careers Center, an   International Networking Reception, and an   Exhibit Hall showcasing the latest scholarly publications and advanced geographic technologies. Many educational field trips will explore the rich cultural and physical geography of Boston, Cape Cod, and the New England Area.

 

Geographies of Bread and Water in the 21st Century - AAG Annual Meeting | Boston | April 5-9, 2017

Burgeoning global population along with increasing appetite for high-protein or resource demanding food choices may double demands on world agriculture by 2050. At the same time groundwater depletion and climate change are negatively impacting the availability of sufficient water to meet agricultural and domestic freshwater demands in many regions. Compounding these challenges are socioeconomic forces, including armed conflicts and state collapse that negatively affect agricultural productivity, food transference and water resources. The challenges to food and water security over the 21st century represent an increasing and potentially existential threat to global society. These issues are fundamentally geographical in nature and should form a central research and educational focus of geography.
 

Call for Papers
Papers and sessions in the 2017 AAG Annual Meeting Geographies of Bread and Water in the 21st Century Theme will address the complex demands and challenges of food and water provision over the 21st century and the roles of physical, social, cultural and technological geographical research, education and public communication in formulating and implementing monitoring, adaptation and mitigation strategies. | The submission deadline has been extended to November 17, 2016.

Further information

Seminário PNPOT | Território e Prospetiva | 5 de abril 2017 | 9h30 - 18h30 | Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa

No âmbito do processo de alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), a Direção-Geral do Território tem o prazer de convidar V. Exa. para o Seminário TERRITÓRIO E PROSPETIVA, que terá lugar no próximo dia 5 de abril, quarta-feira, entre as 9h30 e as 18h30, no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

Esta iniciativa contará com a presença de S. E. a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, e o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e visa colocar a debate temas que se oferecem como determinantes nas próximas décadas: a demografia, a economia, as alterações climáticas e o recurso água, procurando ainda fazer uma reflexão abrangente sobre o passado e a construção do futuro do desenvolvimento territorial e sobre o papel do PNPOT nessa construção.

 

O Seminário TERRITÓRIO E PROSPETIVA é de entrada livre, ainda que sujeita a inscrição prévia e à capacidade do Auditório.

Inscrição | Programa

Centro de Estudos Sociais organiza 4.ª edição do Prémio Internacional de Desenvolvimento Local | Candidaturas até 15 de abril de 2017

 

A discussão em torno dos desafios sociais e económicos que as regiões da União Europeia atravessam, sublinha a necessidade de um olhar atento para as especificidades dos territórios. O Prémio Internacional de Desenvolvimento Local é uma ideia original do Professor Gioacchino Garofoli da Universidade de Insubria (Itália), que pretende distinguir trabalhos de investigação e iniciativas bem-sucedidas de promoção e apoio ao desenvolvimento local e territorial cuja relevância mereça reconhecimento internacional. O objetivo é encorajar académicos, especialistas, jovens investigadores, instituições públicas, atores privados e empresas a reforçarem a atenção que dedicam às políticas de desenvolvimento territorial, aos instrumentos e processos de análise e a melhorarem a capacidade de diagnóstico, comparando-os em termos internacionais.

 

As candidaturas ao prémio já se encontram abertas aqui e estão divididas em quatro secções principais. Poderão concorrer: investigadores e/ou especialistas que tenham produzido um ensaio relevante publicado nos últimos três anos; jovens investigadores que tenham concluído e discutido a tese de doutoramento nos últimos três anos; territórios que se destaquem por ações inovadoras, essenciais para a sua transformação económica e social e empresas, singulares ou associadas que conduzam o seu caminho numa lógica de responsabilidade territorial.

 

A edição de 2017 deste prémio é uma organização conjunta entre o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve e o Centro de Investigação sobre a Internacionalização das Economias Locais (CRIEL) da Universidade de Insubria. Conta com o apoio da CCDR - Algarve através do Programa Operacional CrescAlgarve 2020, da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, da UMPP - Unidade de Monitorização de Politicas Publicas, da Universidade de Évora, da APDR – Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, do Município de Faro, entre outras entidades nacionais e internacionais.

 

A cerimónia de entrega do prémio é parte integrante da Conferência Internacional de Desenvolvimento Local. Este evento realiza-se de três em três anos e teve a sua primeira edição em 2007. Este ano, a 4ª edição da conferência e da entrega do prémio, realizar-se-á na segunda quinzena de maio de 2017, na Universidade do Algarve (Faro).

Para mais informações consulte o site do evento ou contacte o investigador responsável: Hugo Pinto – hpinto@ces.uc.pt

 Prémio CEI-ITT Investigação, Inovação e Território | Candidaturas até 17 de abril de 2017

O Centro de Estudos Ibéricos CEI lança a convocatória à primeira edição do Prémio CEI-IIT Investigação, Inovação e Território, iniciativa que visa distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade. Esta iniciativa decorre do compromisso do Centro de Estudos Ibéricos com a cooperação e difusão do conhecimento nestes territórios envolvendo investigadores, atores e instituições de diferentes regiões e países que apostam num justo equilíbrio entre a investigação e a ação.

Prémio CEI-IIT tem duas modalidades:

1. Apoio a trabalhos e projetos de investigação nas seguintes áreas: Dinâmicas territoriais e iniciativas de desenvolvimento local; Património, recursos do território e riscos naturais; Coesão social e Governança, capacitação e modernização institucional.

2. Apoio a projetos e iniciativas inovadoras de dinamização económica e social, que contribuam para a coesão dos territórios de baixa densidade, que apostem, sobretudo nos seguintes domínios: Valorização e uso eficiente dos recursos endógenos; Tecnologias ao serviço da qualidade de vida e Inovação territorial.

O apoio financeiro a conceder será de 2.500,00€ (dois mil e quinhentos euros) por modalidade. As candidaturas terão de ser submetidas até ao dia 17 de Abril de 2017.

Prémio CEI-IIT Investigação, Inovação e Território, com regulamento e formulário de candidatura estão disponíveis em www.cei.pt.

Ver  I Congreso Internacional de Estudios Culturales Interdisciplinares

 

Conferência Internacional: LISBOA QUE FUTURO | 2017 | 17 e 18 de Abril de 2017 | ISCTE-IUL | Auditório B203 | Lisboa

 

Esta conferência terá tradução simultânea

Ver mais informação: www.lisboaquefuturo2017.org

 

Neste ano de 2017, o debate em torno das transformações que afectam o centro de Lisboa ocupa um lugar de destaque entre cidadãos, políticos e os mais diversos stakeholders que intervêm na cidade. A profundidade destas transformações e a velocidade com que as mesmas estão a decorrer reforçam o carácter de urgência do debate.  Na conferência Internacional 'Lisboa, Que Futuro?' iremos debater este tema tão premente, abrindo-a à sociedade, e percebendo como é que outras cidades, de Nova Iorque a Barcelona, têm lidado com processos semelhantes.

INSCRIÇÕES

Entrada livre

 

5º Congresso UNESCO UNITWIN 2017: Identidade Local e Gestão Turística dos Sítios Património Mundial - Tendências e Desafios | 18 — 22 abril 2017 | Coimbra

 

Apresentação: A segunda metade do século XX iniciou um tempo de mudança, para a sociedade em geral e para cada um em particular.

 

Embora o desenvolvimento não seja global, não deixa de ser verdade que conceitos como sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, património e cultura, turismo e ética, singularidade e autenticidade, materialidade e imaterialidade, entre outros, entraram no léxico da investigação científica, do discurso político, em planos estratégicos de desenvolvimento e de organizações não-governamentais.

A assunção que o Ser Humano é o património mais relevante tem ajudado a construir um caminho onde o respeito pelo outro, a valorização do que nos diferencia, pode constituir uma plataforma de encontros onde os lugares e cada lugar têm um papel decisivo. É neste contexto que a cultura/património como elemento diferenciador, assume um significado progressivo e continuadamente relevante. Os territórios, enquanto lugares de construção humana, adquirem pela sua identidade/autenticidade, um papel central na sociedade global.

Ver mais Informação | Programa

Eixos temáticos

 

 Sessão: Geografia - Emprego, Investigação e empreendedorismo | 19 de Abril 2017 | Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

 

Com o apoio da APG e da FLUP, realiza-se, no Porto, dia 19 de Abril a sessão: Geografia - Emprego, Investigação e empreendedorismo

 

Comissão organizadora:

José Alberto Rio Fernandes

Pedro Chamusca

Célia Ferreira

Thiago Monteiro

Miguel Saraiva

Paula Ribeiro

A inscrição deve ser realizada através do formulário disponível na página do evento

II International Conference on ‘URBAN e-PLANNING’ | Abril 20 @ 9:00 - Abril 21 @ 17:00 | Institute of Geography and Spatial Planning - University of Lisbon (IGOT) | Inscrição com 20% de desconto para associados com quotas em dia

 

PROGRAM – themes and issues (final program , March 2017)

 

Theme 1: The Governance and Planning of Smart Cities

 

• Smart City: what does it mean across various uses and how do we measure and compare

• The political economy of Smart Cities

• The Smart City narrative in the Global South context: towards an African interpretation of Smart Cities

• Smart City concepts for vulnerable people

• Smart Urban Planning

• Digital inequality and how it affects smart cities

• Smart City implementation challenges

• Sociotechnical systems and innovative public services

 

Theme 2: Citizens e-Participation & Community Engagement

 

• Web based citizen e-participation in Urban e-Planning

• Crowdsourcing in Urban e-Planning

• Volunteered Geographic Information in Urban e-Planning

• Citizens as voluntary sensors in Urban e-Planning

• Citizen Apps in Urban e-Planning

• Participatory mapping and public engagement in emergency response

• Volunteered Geographic Information for disaster management

• Spatialization of user-generated content in Urban e-Planning

• PPGIS in urban planning for community empowerment and transformation

• Urban data visualization and public participation in Urban e-Planning

• Citizen Science in Urban e-Planning

• Mobile applications and sensors for Urban e-Planning

• Smart participation in urban e-Planning

• Games and idea generation in participatory Urban e-Planning

 

Theme 3: Collaborative Urban Planning: sharing, hactivism and social criticism

 

• The rise of the digital media platform society and bottom-up Urban e-Planning

• Planning for digital solidarity: the challenge of the sharing economy

• Urban hactivism and pop-up planning

• The role of social media in urban planning and design

• Planning coordination with interactive mapping and scenario development

• Planning 3.0: planning and the increasing systemic intelligence

 

Theme 4: The inter-relatedness of real and virtual in Urban e-Planning: Big Data, GIS, IoT, Augmented Reality, and other technology trends in Urban e-Planning

 

• Virtual reality environments and the perception of the city

• Virtual environments with soundscapes

• Geodesign and the planning of natural and built environments

• Network technologies, infrastructures and the built environment

• Spatial Big Data and Data Mining in Urban e-Planning: sensing the city

• Spatial Open Data: how is this evolving across cities? what do we know about how it is being used? how it matters? how it responds to needs?

• Surveillance and security in the e-City

• Digital transparency and Web 2.0 in Urban e-Planning

• Privacy in Urban e-Planning

Call for papers here

 Further Information.

 

Interreg Annual Meeting | 26-28 April 2017 | Malta

 

The Interreg Annual Meeting 2017 is taking place from 26 to 28 April in Malta and is organized by the European Commission, Directorate-General for Regional and Urban Policy, with the support of the Maltese presidency of the Council of the European Union. The meeting is organised in accordance with Article 51 of Regulation (EU) No 1303/2013 establishing for an annual meeting to review the performance of each programme. It also aims at discussing with the Managing Authorities and the Joint Secretariats of all the Interreg programmes the most crucial topics related to their implementation.

 

 

 

 

Mediterranean Cultures  and Societies: Knowledge, Health and Turism | 4-5 May 2017 | University of Algarve | Faro

 

The II International Conference ICSR Mediterranean Knowledge entitled «Mediterranean Cultures and Societies: Knowledge, Health and Tourism», will be held on 4-5 May 2017, at the University of Algarve, Faro, Portugal.

 

We welcome the submission of abstracts to the overall theme of the conference or to one of the topics below: 

 

- Europe and the Mediterranean

- History, cultures and heritage

- Knowledge and education processes

- Migrations and interculturality 

- Political trends               

- Mediterranean diet and well-being

- Tourism and leisure

- Identity, body and sexuality

- Media and communication

- Art and literature

- Other topics

 

For additional information please see the CFP attached or visit conference’s website

 

II International Conference ICSR Mediterranean Knowledge

Mediterranean Cultures and Societies. Knowledge, Health and Tourism

medcult2017@ualg.pt

http://cieo15.wixsite.com/medcult2017

DRAFT PROGRAMME

Further information

  Como considerar o fator Território na AIA?| Lisboa | Auditório da Direcção-Geral do Território | 5 de Maio de 2017 | ceans Past VI International Conference | 16 - 18 May 2017

 

O workshop Como considerar o fator Território na AIA?, a realizar-se no dia 5 de maio de 2017,  é organizado pela APAI – Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes, pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e pela DGT – Direção-Geral do Território.

 

A transposição da Diretiva AIA (2014/52/UE) e a sua futura regulamentação constituem uma excelente oportunidade para debater e clarificar conceitos relativamente ao fator Território na AIA.

 

O objetivo do workshop é contribuir para esse debate e clarificação: Quais os aspetos que devem ser tratados na AIA no âmbito do fator “Território”? Como se articula este fator com outros fatores como o solo, a paisagem, o património cultural, os aspetos sociais e económicos?

 

Mais informação sobre o programa e inscrições pode ser consultada no folheto de divulgação.

Esclarecimentos adicionais poderão ser solicitados para apai@apai.org.pt ou através do telemóvel 93 797 94 76.

 

SGL/CEEA/MARE - Seminário do Mar, Conferência | 15 de maio | 17h30 | SGL Lisboa

 

A conferência “Biotecnologia Marinha: Soluções inspiradas na natureza para uma sociedade mais sustentável” será proferida pela Doutora Romana Santos (MARE - UL), na SGL (sala de convívio) em 15 de maio de 2017 (2.ª feira), com início às 17h30.

 

Este evento integra-se no 2.º ciclo de conferências do Seminário do Mar dedicado à “Opção Estratégica Atlântica de Portugal”. 

Ver Circular-convite

 

 GECI, FLUP: Encontro Cloumapperr "VANTs r Geotecnologias | 16 de Maio (nova data) | 9h30 | Anfiteatro Nobre | FLUP | Porto

Encontro Cloudmapper "VANTs e Geotecnologias / instabilidade de vertentes e agricultura de precisão no Alto Douro Vinhateiro" ocorre em 16 de maio (nova data) | 9h30 | Anfiteatro Nobre, FLUP.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto está a organizar o encontro “VANTs e Geotecnologias / instabilidade de vertentes e agricultura de precisão no Alto Douro Vinhateiro” onde serão abordadas as problemáticas do projeto CloudMapper.

O projeto CloudMapper surge no âmbito dos desenvolvimentos surgidos na empresa SPIN.WORKS, nomeadamente o sistema Micro UAV S20, o qual pode sobrevoar centenas de hectares por dia, e o software de processamento de imagem que permite processar os dados capturados (fotografias em várias gamas de comprimentos de onda) e, transformá-los em dados com interesse alargado em vários sectores económicos (ortofotomapas, mapas digitais de elevação de terreno, cartografia de alta resolução, mapas de índice NDVI, etc.).

Neste projeto, a empresa SPIN.WORKS surge como promotor mas conta com 3 copromotores, nomeadamente o Instituto Superior de Agronomia, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense. Para seleção de áreas piloto o projeto contou com a associação e colaboração da Real Companhia Velha e a Symington Family Estates.

Consulte o programa aqui

Inscrições gratuitas mas obrigatórias e limitada a 100 vagas: aqui

 Oceans Past VI International Conference | 16 - 18 May 2017 | Sesimbra 

The sixth Conference in the Oceans Past series will be held by CHAM-FCSH, NOVA/UAc with the support of Sesimbra Municipality (Portugal) under the main theme HISTORICAL PERSPECTIVES ON THE ELEMENTS AND DYNAMICS OF THE MARINE SOCIO-ECOLOGICAL SYSTEM

 

Contacts www.tcd.ie/history/opi 

Chair Poul Holm (holmp@tcd.ie)   

Executive Director Cristina Brito (cristina.brito@escolademar.pt).

 

Also see our partner websites EU COST Oceans Past Platform: www.tcd.ie/history/opp Gender in Aquaculture and Fisheries: genderaquafish.org

Further information

  4.ª Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira | 18 e 19 de maio de 2017 | Porto

 

A 4ª Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira - MEC2017 - vai realizar-se na FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 18 e 19 maio de 2017. Este evento pretende ser um fórum de apresentação de trabalhos de investigação relacionadas com os temas associados à morfodinâmica das zonas costeiras, e de discussão de ideias, conhecimento e informação sobre a zona costeira portuguesa.

 

A Comissão Organizadora convida os investigadores e gestores da zona costeira a participar neste evento e a submeter os seus trabalhos para apresentação oral ou em poster.

 Mais informações aqui 

 

“Falar de Género” no ICS-ULisboa | 22 a 30 de Maio | ICS-ULisboa

 

De 22 a 30 de Maio realiza-se no Instituto de Ciências Sociais a Semana "Falar de Género" no ICS-ULisboa. Esta semana tem por objetivo promover o debate em torno de questões de género, de forma informal e destinada ao grande público.

 

Com a participação de Annie Metz (Directrice de la Bibliothèque Marguerite Durand, Paris); David Crisóstomo e João Gaspar (Administradores do Projeto #MulherNãoEntra); Associação Men Nom - Mén Non – Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal; Jeff Hearn e Liisa Husu(Centre for Feminist Social Studies, Örebro University, Suécia); Zília Osório de Castro (Fundadora das Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher); Gláucia de Oliveira Assis (Antropóloga, Universidade do Estado de Santa de Catarina, Brasil) e Anália Torres (Fundadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, CIEG).

Programa  |  Press Release  

IV Congresso Internacional de Riscos: “Riscos e Educação” | 23 a 26 de maio de 2017 | Universidade de Coimbra | Inscrição com 20% de desconto para associados com quotas em dia

 

O IV Congresso Internacional de Riscos: “Riscos e Educação”, realizar-se-á na Universidade de Coimbra entre os dias 23 e 26 de Maio e tem a parceria da APG.

 

Actualização Informação:IV Congresso Internacional de Riscos sobre “Riscos e Educação foi acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como Curso de Formação destinado a Professores dos Grupos 230, 420 e 520.

O curso, organizado pela RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, decorrerá durante os dias 23 a 26 de maio de 2017, em Coimbra, podendo ser frequentado numa das seguintes modalidades:

  •   “Riscos, metas curriculares e Educação I”, com 1,4 créditos/35horas, inclui uma viagem de estudo;
  •   “Riscos, metas curriculares e Educação II”, com 1 crédito/25 horas, sem viagem de estudo.

O IV Congresso Internacional de Riscos centra-se no tratamento de cinco temas:

Painel 1 - Educação para a redução do risco, consciência do risco, perceção do perigo e cultura de segurança;

Painel 2 - Teoria do risco: metodologia, conceptualização e epistemologia;

Painel 3 - Análise e gestão de riscos: processos potencialmente perigosos (naturais e antrópicos) e vulnerabilidades;

Painel 4 - Previsão, prevenção e mitigação das consequências de catástrofes;

Painel 5 - Estudos de caso de plenas manifestações (acidentes graves e catástrofes) de riscos naturais, antrópicos (tecnológicos e sociais) e mistos (ambientais).

Ver mais informação / II Circular

Cartaz

 

Prémio PORDATA Inovação | até 23 de Maio de 2017

 

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresenta a terceira edição do Prémio PORDATA Inovação. Esta é uma iniciativa que, uma vez mais, dentro da missão da FFMS, procura promover e aprofundar o conhecimento da sociedade portuguesa e reforçar a articulação entre a PORDATA e os agentes de produção de conhecimento, incentivando o desenvolvimento de indicadores inovadores que representem uma mais-valia para a compreensão das dinâmicas da sociedade. É, por isso, especialmente encorajada a participação da comunidade científica nacional.

 

Até à data, foram premiados três indicadores inéditos publicados na Pordata: Índice de Gini na SaúdeEquilíbrio Orçamental e Índice de Hierarquia de Gestão dos Resíduos Urbanos.

 

No âmbito da 3.ª edição, divulga-se: Edital, do Regulamento e do Formulário para apresentação de propostas, documentos que podem ser consultados em www.pordata.pt  

 

O prazo final de apresentação de propostas: 23 de Maio 2017.

 

Entrega de propostas

As propostas devem ser apresentadas no formulário disponível em www.ffms.pt  e www.pordata.pt  e enviadas para o seguinte endereço electrónico: premiopordata@ffms.pt.

 

Prazo para apresentação de propostas

A apresentação de propostas deverá ser feita entre 23 de Fevereiro de 2017 e 23 de Maio de 2017.

 

Divulgação de resultados

A atribuição dos prémios ocorrerá até ao final de 2017 em data a anunciar.

 

Contactos

Para informações adicionais, contactar: premiopordata@ffms.pt

 

Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Local | 25 a 27 de Maio | Faro

 

Conferência decorrerá em Faro, de 25 a 27 de Maio, e nela será entregue o Prémio Internacional de Desenvolvimento Local 2017.

 

A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO LOCAL de 2017 vai focar-se os seguintes tópicos, entre outros relacionados com o desenvolvimento local:

 

- Crise económica e desafios para iniciativas de desenvolvimento button-up

- Planeamento estratégico - visão geral das experiências existentes

- Especialização inteligente e desenvolvimento local / regional

- Políticas urbanas e regionais

- Investimento e emprego para a mudança local e regional

- Desenvolvimento rural e sistemas agroindustriais

- Inovação e desenvolvimento territorial

- Sistemas produtivos locais

- Crédito e desenvolvimento local

- Formação de novas empresas e desenvolvimento regional

- Governação do desenvolvimento territorial

- Recursos locais e regionais e desenvolvimento endógeno

- Recursos financeiros e desenvolvimento territorial

- Distritos e clusters industriais: trajetórias de transformação e ferramentas políticas

- Valorização dos recursos culturais e desenvolvimento territorial

- Investimento e emprego para o desenvolvimento rural

- Desenvolvimento urbano e nova dinâmica turística

Paralelamente decorrerá a cerimónia de entrega do Prémio Internacional de Desenvolvimento Local 2017.

INFORMAÇÔES

 

International Conference: ECONOMIC DEVELOPMENT IN SOUTHERN EUROPEAN REGIONS: POLICIES AND HIGHER EDUCATION | 25th and 26th May 2017 | Porto |  Portugal  | Co-organização APG

 

 A Conferência Internacional EDULOG 2017, dedicada ao tema «Desenvolvimento Económico Regional da Europa do Sul: Políticas e Ensino Superior», acontece nos dias 25 e 26 de maio, na Porto Business School e é co-organizada pela APG.

Confirmação de presença até ao dia 15 de maio, AQUI

Mais informação [convite]

Ver Programa

  

 

EDULOG, Belmiro de Azevedo Foundation’s think tank, will be hosting the Conference: ECONOMIC DEVELOPMENT IN SOUTHERN EUROPEAN REGIONS: POLICIES AND HIGHER EDUCATION

 

The deadline for submission of papers was extended until the end of the month.

 

EDULOG's International Conference on "Economic development in Southern European Regions: Policies and higher education", that will take place in Porto, on the 25th and 26th of May 2017. For the first time EDULOG will be hosting a Conference dedicated to the link between human capital, higher education (innovation) and regional development, focused on the four Southern European countries, Portugal, Spain, Italy and Greece.

 

You can find the overall description of the Conference in website, where we have just opened the call for papers: http://conferencia2017.edulog.pt/

 

PAPERS’ THEMES

The success or lack of success of policies implemented in the lagging regions of the four countries.

Theory-based evaluations or quantitative counterfactual evaluations.

Theories behind the success or failure of policy efforts in this type of regions.

New policy perspectives or objectives, which should be implemented.

The interrelation between national and European regional policies and how they can be coordinated and made more complementary.

Prospective and policy components on the link between human capital, higher education (innovation) and regional development will be particularly welcome.

Reports from on-going projects on Smart Specialisation Strategies.

Further information | Contacts: edulog@edulog.pt

Poster

 

XII Jornadas Internacionais "Grandes Problemáticas do Espaço Europeu" | 26 a 28 de Maio 2017 | Anfiteatro 2 | FLUP | Porto | Data limite: 20 de março - [Call for Papers]

 

Num mundo em que as incertezas e os problemas ambientais, sociais, económicos, culturais e políticos se adensam, não obstante, no espaço europeu persiste um mosaico territorial diversificado e dinâmico. Com efeito, as potencialidades sucedem-se e tornam-se inspiradoras de estratégias conducentes a um desenvolvimento tendencialmente sustentável e inclusivo, já que cada vez mais se adiciona à abordagem económica a ambiental e a sociocultural, realçando as políticas em que a preservação das paisagens se conjuga com a valorização do património, ou com a revitalização dos quadros sociais. Este último parâmetro foi ainda mais incrementado na sequência dos fluxos migratórios que se têm revelado indissociáveis dos conflitos bélicos e dos contrastes de desenvolvimento, enquanto se reacendem antagonismos de caráter politico e cultural, ou mesmo religiosos.

 

Urge, pois, construir oportunidades, dinâmicas catalisadoras, mas num contexto em que se preserve a diversidade e os valores autóctones. Tal pode desenvolver-se num quadro onde coexistam políticas estruturantes e inovadoras, fundamentadas numa sociedade digital, na educação e no conhecimento, o que favorecerá também a eficiência da exploração dos recursos endógenos. Assim se possibilitará a aposta num desenvolvimento sustentável, em que a inovação e a investigação científica e tecnológica estejam patentes, bem como os valores societários e culturais.

 

Permanecendo, contudo, um quadro problemático, exige-se a continuidade de uma reflexão que contemple esta multiplicidade territorial, incidindo sobre o espaço europeu, mas numa perspetiva que o correlacione com outros espaços, como os lusófonos, designadamente o Brasil, com o qual se tem vindo a institucionalizar projetos comuns e análises estratégicas agregadoras. Há, de facto, que prosseguir com as múltiplas abordagens das diversas problemáticas, em contexto multidisciplinar e num quadro interuniversitário, mediante a participação de instituições universitárias de diversos países, por forma a aprofundar-se sinergias tendentes a uma coesão e revitalização social, cultural, económica e ambiental. Esta linha orientadora encerra, de igual modo, os princípios decorrentes dos “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”, ou “Objetivos Mundiais” (ONU), através dos quais se pretende estruturar e incrementar um desenvolvimento global nos próximos 15 anos, que inclua áreas tão diversas como as alterações climáticas, a desigualdade económica e social, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, ou, ainda, a produção e o consumo sustentáveis, ou mesmo a paz e a justiça. É neste âmbito que surgem as XII Jornadas Internacionais sobre “Grandes Problemáticas do Espaço Europeu”.

 

Submissão de comunicações e posters até 20 de março.

 

Propostas de temas:

1- Sociedade e Cultura

2- Inovação, Educação e Ensino

3- Paisagem, Património e Desenvolvimento Territorial

4- Economia e Ordenamento do Território

5- Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Formulário para submissão de comunicações

Formulário para submissão de poster

 Programa Provisório 

[download]  |  Ver Cartaz

 Conference: The State of the Art in Creative Tourism - Leading Research | Advanced Practices | Future Trajectories | June 1 and 2, 2017, Coimbra [Call for Proposals Deadline: February 14, 2017

 

This conference aims to:

· Bring together leading creative tourism researchers with creative tourism networks and practitioners to outline “the state of the art” – the main lines of research and key issues in both the research and practice of creative tourism. What is the state of the art within creative tourism research and practice? What are the leading trends and contextualizing influences today? What are the key questions and issues to be addressed going forward?

 

· Inform the development of a creative tourism network – CREATOUR – focusing on small cities and rural areas within the Norte, Centro, Alentejo and Algarve regions of Portugal. We are eager to learn from creative tourism efforts internationally that can advise the network’s development and the array of creative tourism practices to be conducted by the pilot initiatives within CREATOUR.

 

Call for Proposals Deadline: download PDF here

 

Due to recent requests, we will conduct an “early review” of submissions received by January 10th from applicants located outside Europe to allow more time for travel arrangements.

 

Call for papers and proposals

We invite academics, artists, creative tourism practitioners, students, and others working in tourism and cultural development to propose paper/project presentations, thematic panel sessions, or workshops, addressing any of the following themes:

 

· Leading trends and contextualizing influences in creative tourism today

· Creative tourism in non-metropolitan areas

· Creative tourism experience producers in small cities and rural areas

· Local policies and citizens’ perspectives/involvement in creative tourism development

· Evaluation of impacts of creative tourism experiences

· Creative tourism, co-creation of knowledge, and specificity of place

· Approaches to co-constructing creative experiences with visitors

· Relationships between creative tourism and holistic local development

· Creative tourism and rural development

· Creative tourism and social inclusion

· Creative tourism and cross-cultural exchange

· Creative tourism and cultural sustainability

· Creative tourism experiences and authenticity

· Creative tourism as a vehicle to explore cultural landscapes and heritage

· Understanding place through creative activities and expressions

· Linking creative and environmental tourism

· Linking creative and rural tourism

· The use of technologies in creative tourism

· Artists and ’creatives’ on vacation

· The future of creative tourism

 

Submitting a proposal [Online form]

Required information:

 

o Name of primary author, and other authors (if applicable)

o Email of primary author

o Position/title of primary author

o Organization/institution

o Department

o City

o Country

o Title of presentation

o Abstract (250 words)

o Key theme(s) of presentation/proposal

o Brief bio of presenter(s), including position/role of each (e.g., researcher, professor, architect, doctoral student, artist, town planner, etc.) (max. 250 words)

 

Publication

This conference is linked to the development of an international book with Edward Elgar Publishers.

 

Timeline

10 January 2017 - “Early review” deadline for proposals

14 February 2017 - Deadline to submit proposals

6 March 2017 - Responses from the Scientific Committee

7 March to 21 April 2017 - Earlybird registration period

Contact

Please email any questions to: creatour@ces.uc.pt

More information about CREATOUR: www.ces.uc.pt/creatour

 

 ⟩ CALL FOR PAPERS: Philosophy Of The City 2017 | Deadline: June 1, 2017

O Grupo de Investigação Filosofia e Espaço Público do Instituto de Filosofia tem o prazer de anunciar que a 5ª edição da Conferência Internacional do Research Group Philosophy of the City terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre 11 e 13 de outubro de 2017.

The Philosophy of the City Research Group is a global community of scholars who are dedicated to understanding the city and urban issues. We invite you to join us for our fifth year. For this conference, zeroing in on the research strands below remains paramount, but we welcome all relevant submissions.
Submissions

For individual submissions, provide abstracts of 200-300 words. For panels of 3-4, each abstract should be 150-200 words. Send submissions (prepared for anonymous review) and questions to philcityresearchgroup@gmail.com
Deadline: June 1, 2017

Further information

Poster

Encontro Internacional sobre Ecossistemas Criativos |  7 e 8 de junho | Évora

Nos dias 7 e 8 de junho Évora recebe, no Teatro Garcia de Resende, a Conferência Internacional "Connecting Creative Ecosystems" para promover o debate de temas que cruzam não só as artes performativas e visuais, mas também do conhecimento, tendo em conta especificidades dos lugares de baixa densidade, como é o caso da região Alentejo, mas cuja visão final deve ser abrangente e projetada para o contexto internacional.

Promovida pela CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, esta conferência destina-se a eleitos do poder local, técnicos da administração pública e das CIM's, estudantes, professores, agentes culturais, artistas, programadores culturais e agentes turísticos.

Iniciativa inserida no programa "Alentejo em Cena", por sua vez inserida no projeto "Valorização, promoção e desenvolvimento do património histórico e cultural de Évora e da região envolvente" da responsabilidade da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Convidamo-lo desde já a fazer parte deste acontecimento, que irá juntar um vasto conjunto de personalidades para debater e refletir sobre os Ecossistemas Criativos.

OBJETIVOS
Promover o debate alargado e participativo sobre a noção de ecossistemas criativos. O que são? Como podem ser desenvolvidos? Quais as potencialidades e condicionantes que as regiões de baixa densidade podem oferecer a estes ecossistemas? Quais as funções e natureza do "objeto cultural" na era da digitalização e globalização?

 

A inscrição é gratuita, mas obrigatória até 31 de maio.

Veja aqui o programa completo.

Inscrição | Saiba mais

Congresso Internacional: Projetar a Cidade com a Comunidade | Lisboa | 8 e 9 de Junho de 2017 | Faculdade de Arquitetura | Universidade de Lisboa | Alto da Ajuda

 

Neste congresso internacional irá discutir-se o tema da participação na Arquitetura, no Urbanismo e no Design e a sua importância na definição das práticas e dos mecanismos das políticas e na gestão urbana, como uma forma de responder aos problemas urbanos, da administração, e às necessidades sociais dos habitantes.

 

ENVIO ABSTRACTS - NOVA DATA: 28 DE FEVEREIRO

Ver mais informação

Ver Cartaz

 "New rural geographies in Europe: actors, processes, policies" | Braunschweing | Germany | June 14-17, 2017

 

The Call for Papers is still open. Please find it attached to this e-mail. There we also provide a preliminary list of potential thematic sessions. Your abstract(s) (maximum 2 per author, only one as main author) might correspond to these sessional frames. However, any other abstract matching the general topics mentioned in the CfP is equally welcome.

 

Further information is provided on the conference website: www.ruralgeo2017.de. Abstracts must be uploaded on the website by October 31, 2016.

Call for papers

Any requests relating to the conference should be sent to: ruralgeo2017@thuenen.de.

 

Ciclo de debates: "Reflexões sobre a cidade reabilitada: reabilitar para quê e para quem?" | 14 e 21 de junho | Viana do Castelo

 

A APRUPP (Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património), em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a ESTG-IPVC (Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), o IC-FEUP (Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e a ESG (Escola Superior Gallaecia) estão a organizar um conjunto de debates dedicados à temática da reabitação urbana, sob o mote "Reabilitar para quê e para quem?".
 
Estes debates surgem na continuação do sucesso da primeira edição das Jornadas de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo, realizadas nesta cidade em maio do ano transato, e onde esta temática foi abordada de uma forma transversal, desde as estratégias de intervenção à escala nacional e municipal, até às questões de caráter eminentemente técnico, relacionadas com a intervenção sobre as estruturas edificadas e ainda pelos desafios que se colocam à atividade projetual.
 
Este ano, e sendo as Jornadas um evento bienal, a organização entendeu ser muito pertinente a realização de dois debates dedicados à temática, convidando oradores com reconhecidos méritos e perspetiva crítica sobre as questões em discussão. Nestes debates, que terão lugar nos dias 14 e 21 de junho, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pretendemos discutir modelos de reabilitação urbana, na perspetiva da intervenção pública e da intervenção privada, o papel que cada um dos atores desempenha nesta dinâmica, as correlações (unívocas ou biunívocas) entre a intervenção no espaço público e a intervenção no espaço privado, as questões relacionadas com as atmosferas urbanas, a cultura e identidade, a apropriação do espaço, entre outros.

 

Consulte o programa detalhado e as sinopses das sessões.
 Ver mais informaçãoA entrada é livre!

 

ECTP-CEU YOUNG PLANNERS WORKSHOP 2017 : "Cities&Olympic Games and Other Mega Events" - ECTP-CEU Young Planners Workshop 2017 & 12th Biennial of European Towns and Town Planners | Paris, June 2017

 

The Young Planners Workshop 2017 will be concluded at the 12th Biennial of European Towns and Town Planners -12è Biennale Européene des Villes et des Urbanistes- to be held 27- 29 June 2017 in Paris & Plain Commune under the general title Villes et Jeux Olympiques et Paralympiques, bilans et prospective – Cities and Olympic and Paralympic Games, feedback and future -.

 

In the frame of the Biennial, the ECTP Young Planners Workshop is scheduled as a preliminary event of the Biennial in order to encourage debate amongst young planners.

Further information

Poster

 ⟩ Seminário Infraestruturas Ecológicas e Ordenamento do Território em Portugal | 22 de Junho | Auditório da Direção Geral do Território | Lisboa

 

A Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP), com o apoio da Direção Geral do Território (DGT), irá promover o Seminário ’Infraestruturas Ecológicas e o Ordenamento do Território em Portugal’ no dia 22 de junho, no âmbito da Comissão Consultiva da Alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT).

 

Pretende-se divulgar os conceitos e a informação cartográfica disponível para a definição de redes ecológicas, discutir boas práticas em curso em espaços rústicos e urbanos e refletir sobre a oportunidade de integração de uma Infraestrutura Verde nos objetivos estratégicos da revisão daquele Programa.

 

Muito nos honraria a sua presença, também na qualidade de representante da Comissão Consultiva da alteração do PNPOT.

 

Mais informação relativa ao Programa e Inscrição aqui

 

24th APDR Congress | from July 6 to July 7, 2017 | University of Beira Interior, Covilhã, Portugal | Call for Papers and Special Session Proposals

 

The 24th APDR Congress, be held at the University of Beira Interior, Covilhã, Portugal, from July 6 to July 7, 2017. Theme of the Conference: Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning.

 

The 24th APDR Congress has the following central theme: Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning. After 23 years, the APDR’s Annual Congress returns to the University of Beira Interior, for positioning intellectual capital and regional development as a key theme for public policies and the agenda of the collaborative community of politicians, entrepreneurs, researchers and citizens interested in promoting endogenous growth, combined with the institutions, systems and new functional and integrative type designs, for promoting symbiosis among economic, social and political agents, in the joint task of (re) designing a new competitive space, at the regional level.

 

In this context, the central theme chosen is of major importance, since it is urgent to expand the ongoing debate on the importance of identifying, monitoring and managing the different components of regional-based intellectual capital, in order to stimulate a structural change in the scope of innovation and development regimes, funded on endogenous growth factors.

Further information

AESOP's 2017 Congress: SPACES OF DIALOG FOR PLACES OF DIGNITY: Fostering the European Dimension of Planning | 11 - 14 July 2017 Lisbon | deadline is January 30

 

A joint endeavour of IST (Instituto Superior Técnico), IGOT (Geography and Spatial Planning Institute) and FA (Faculty of Architecture), three schools of the University of Lisbon, and also University of Aveiro that hosts the PhD Workshop at the city of Aveiro, Portugal.

 

The call for abstracts deadline is January 30.

Further information

 

  Fundo para a Conservação dos Oceanos | Candidaturas até 14 de julho

O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul apresentam o Fundo para a Conservação dos Oceanos, um fundo de 100 mil euros para apoiar projetos científicos que contribuam para a conservação de espécies marinhas.

Sob o tema “Raias e tubarões. Da escuridão para a luz da ciência”, a 1ª Edição vai financiar os melhores projetos desenvolvidos a nível nacional ou internacional, que contribuam para a conservação destas espécies. Esta iniciativa procura consciencializar para a importância da conservação deste grupo de peixes, um dos mais ameaçados à escala global.

As candidaturas terminam a 14 de julho de 2017.

 

Apresentação do Fundo para a Conservação dos Oceanos

Regulamento da 1ª Edição do Fundo para a Conservação dos Oceanos

Saiba mais aqui. | Ver cartaz

 

GOT - Revista de Geografia e Ordenamento do Território | SUBMISSÕES PARA N.º 12 ATÉ 30 DE JULHO

 

 

Veja o último número da revista GOT (Geografia e Ordenamento do Território) aqui

 

Aceitam-se textos para a GOT n.º 12, registada nas plataformas SciELO e Latindex e agora com novas avaliações Qualis: (Capes A2 - Architecture, Urbanism and Design; Capes B1 - Geography; Capes B1 - Sociology; Capes B4 - Urban and Regional Planning/Demography), até 30 de julho.

 

 O nº 12 estará disponível a 30 de Dezembro.

 Toda a informação aqui

 

                     To all of you who write in English

                     Pour vous qui écrit en français

                     Para quien prefere el español/castellano

 

6th EUGEO congress: Geography for Europe | Brussels | September 4-6, 2017

 

EUGEO, the Association of Geographical Societies in Europe, organises every two years a major international scientific congress, bringing together geographers from all over the world.

 

After Amsterdam, London, Bratislava, Rome and Budapest in 2015, where over 600 participants attended the congress, EUGEO 2017 will take place in Brussels in the prestigious Palace of the Academies, at short distance from the Grand Place.

 

Geography for Europe is the theme of this congress to be held in the European Capital. The theme covers the many aspects of the geography of Europe as well as the contribution of geography to the development of Europe, and the problems the continent has to face. The format of the congress will be based on thematic sessions where topical issues relevant for Europe and Geography will be presented and discussed. Presentations will be in English or French. We ask participants who communicate in French to accompany their oral paper with a PowerPoint presentation in English.

 

Programme overview

Sunday, September 3: 

* Morning and afternoon: geographic walk through Ghent (travel by train from Brussels). 

* Afternoon: geographic walk through Brussels. 
* Early evening: Ice-breaking party in a typical Brussels café and registration for the congress (included in the registration fee).

Monday, September 4: 

* Registration at congress venue 

* Morning: Plenary Opening Session with welcome and Keynote Presentations 

* Afternoon: parallel paper and discussion sessions 

* Evening: guided excursion through Brussels in a historic tram, concluded with a walking dinner (not included in the registration fee)

Tuesday, September 5: 

* Morning and afternoon: parallel paper and discussion sessions 

* Noon: Plenary Keynote Presentations 
* Early evening: geographic walk through the neighbourhoods of the Canal Zone and Molenbeek in Brussels (free), followed by an evening multicultural buffet (not included in the registration fee)

 

Wednesday, September 6: 

* Morning : parallel paper and discussion sessions 

* Noon: Plenary Keynote Presentations 

* Early afternoon: parallel paper and discussion sessions 

* Closing ceremony

 

Call for Sessions

The format of the congress will be based on thematic sessions, organized around problems that Europe and European geographers face. The definitive list of the sessions will be announced in the Second Circular and Call for Presentations, which will be disseminated at the beginning of 2017, with the names of the chairs of the sessions.

 

At this stage, we launch a Call for Sessions : everybody or any scientific research group wanting to propose the organisation of a session (preferably with the name of the chairperson), is asked to send an email before January 5th, 2017 to the secretary of the congress (srbg@ulb.ac.be) providing the theme and a short description of his/her proposition, and possibly already a first list of potential participants. Paper sessions as well as (panel)discussion sessions can be prosed. The Scientific Committee will advise on the session proposals.

 

Call for presentations (papers, discussion sessions and posters) will be lauched in january 2016. The deadline for sending proposals for presentations will be fixed at the end of March.

 

Registration

Registration will be open after the second newsletter is issued at the beginning of 2017. We intend to keep the costs at a minimum rate, so as to encourage the widest possible participation, especially of students and young researchers.

The Geographical Societies that are member of EUGEO will have the possibility to offer one or two grants, to cover the costs of registration and travel for young researchers.

More information here

 

 2nd WORLD SYMPOSIUM ON CLIMATE CHANGE ADAPTATION | 6-8 September 2017 | Deadline 25th February 2017

 

The Organizing Committee would like to invite you to participate on the 2nd WORLD SYMPOSIUM ON CLIMATE CHANGE ADAPTATION - (WSCCA- 2017)", which will be held from 6-8 September 2017 at the UNIVERSITY OF COIMBRA, PORTUGAL.

 

A set of presentations, divided into six main themes will be organised, distributed over parallel sessions dealing with some of the issues of strategic value in the field of climate change adaptation. These are:

 

1.      Climate Literacy, Information and Communication

2.      Technological approaches to Climate Change Adaptation/Innovative Approaches towards Low Carbon Economics

3.      Food Security and Climate Change: Adapting Agriculture to Climate Change

4.      Climate Change and Health

5.      Climate Change Adaptation, Resilience Extreme Events/Climate Change and Disaster Risk Management

6.      Climate Change Policy and Governance

7.      Implementing Climate Change Adaptation in Communities, Cities, Countries and via Outreach Programmes

8.      Socio-Cultural Dimensions of Climate Change Impacts and Adaptation

9.      Climate Change Refugees and Environment Migrants

 

Important deadlines:

 

Submission of abstracts: 25th February 2017

Submission of papers: 30th April 2017

Deadline for registrations: 30th June 2017

 

Register now!

Facebook event.

 

More information regarding the meeting can be found in the final circular (here) or at our web . For any other additional information, do not hesitate to contact us (Donzília Manuela Pinto Donzilia.Pinto@uab.pt).

Call for Papers: The 2nd International Conference on African Urban Planning, organized by the Institute of Geography and Spatial Planning – University of Lisbon, in collaboration with the International Planning History Society (IPHS), will be held in Lisbon, on September 7-8, 2017.

 "GEOMED 2017": X international, interdisciplinary conference on spatial statistics, geographical epidemiology and geographical aspects of public health | 07-09 Setembro de 2017 | Porto

 

(...) GEOMED 2017 is the X international, interdisciplinary conference on spatial statistics, geographical epidemiology and geographical aspects of public health. The conference aims to bring together statisticians, geographers, epidemiologists, computer scientists, and public health professionals to discuss methods of spatial analysis, as well as present and debate the results of such analyses. (...)

 

IMPORTANT DEADLINES

April 15, 2017 Deadline for submission of abstracts

May 25, 2017 Notification of acceptance of contributed talk and poster

June 15, 2017 Deadline for early registration

Further infomation

 

V Conferência Europeia das Geografias de Sexualidades | Barcelona 13-15 de setembro de 2017 | Call for papers - Prazo final: 15 de Abril de 2017

 

A V Conferência Europeia das Geografias de Sexualidades terá lugar em Barcelona entre 13-15 de setembro de 2017.

 

Following the previous Geographies of Sexualities conferences in Brussels (2011), Lisbon (2013) and Rome (2015), the 2017 conference in Barcelona will explore the ways in which sexualities are lived and framed relationally, in intersection with other identities and at a variety of social and spatial scales. This conference will convene scholars, professionals and activists across disciplines and geographical contexts, who hold an interest in co-creating a space for open debate and discussion.

 

(...) As múltiplas maneiras que experimentamos, percebemos e comunicamos as nossas sexualidades são moldadas pelo género, classe, etnia, origem, idade, religião e (in)capacidades, entre outras. Originalmente inspirado pela teoria Queer, o campo das geografias das sexualidades tem-se empenhado profundamente em descompactar as diversas formas pelas quais somos influenciados e (re)produzimos posicionalidade(s) e categorias. De fato, como reconhecido por Michael Brown, "existe um consenso firme de que, para que as geografias da sexualidade sejam verdadeiramente Queer, elas não se podem concentrar exclusivamente na sexualidade per se, mas devem também ter em consideração as suas interseções com outras dimensões da identidade"  (...)

Ver mais informação  

 II International Conference African Urban Planning | Setembro 7 - Setembro 8 | IGOT | Lisboa

 

It will be a forum for the discussion of the state-of-the-art of research on African Urban Planning, four years after the first conference in 2013. The Conference will bring together researchers and planners from academia, public and private sectors, and non-governmental organizations, in an effort to present and debate their research on African Urban Planning and to share knowledge, viewpoints, methods, research outcomes and policy ideas.

 

It is organized around four main themes:

Theme 1 – The History of African Urban Planning

Theme 2 – Learning from African Urban Planning

Theme 3 – Localizing Goal 11 of the SDGs and The New Urban Agenda

Theme 4 – Social and economic challenges and changes in African cities

 

In each of these themes we welcome country and cross-country approaches, studies of individual cities, and the comparison of African cities or countries with one another, and with those elsewhere, in particular in the Global South. For more detailed information on topics and issues see ‘Program’.

 

Researchers are invite in the broad area of African urban studies – Planning, Geography, Architecture, History, Anthropology, Archaeology, other Social Sciences, Arts and Humanities – planners, planning consultants, and postgraduate students to present and discuss new evidence and innovative perspectives on African Urban Planning.

 

PARTICIPATION IN THE CONFERENCE & SELECTION CRITERIA

Participation in the conference requires the presentation of a paper (oral presentation: 20 minutes).

The conference is organized in panels according to topics and issues. Each panel has 5 papers.

All submissions will be double-blind peer-reviewed by the Scientific Committee for content and appropriateness to this conference.

The working language of the conference will be English. We are open to consider panels in French, Portuguese and Spanish. Translation services will not be provided. For more details, contact us.

 

ABSTRACTS

All colleagues interested in participating in the conference are invited to submit, by e-mail, an abstract (aprox. 250 words), by no later than 31 January 2017, to: Carlos Nunes Silva

 

Institute of Geography and Spatial Planning

University of Lisbon, Portugal

E-mail: urbanplanningafrica2017@gmail.com

 

If necessary, contact IGOT to discuss any ideas that you might have for a paper on the proposed themes and issues or on other related topics. Successful applicants will be informed by 15 March 2017.

 

PUBLICATION

A selection of these papers will be published in academic journals and in other publication formats.

Full papers will be submitted after the conference for possible publication (deadline to be announced during the Conference).

More information on this is available in the conference website. Detailed information on the final publication plan will be provided during the conference.

 

NETWORKING

The conference is an opportunity for researchers to meet and to discuss future joint research initiatives. More information on this is available in the conference website. REGISTRATION & FEE

Conference fee: 100 Euros (includes participation in the conference, program and abstracts in digital format & coffee-breaks)

Registration and payment: 1 – 15 April 2017

Information about the registration procedure will be provided at the end of March 2017 (see conference website).

 

IMPORTANT DATES

Submission deadline for abstracts: 31 January 2017

Notification of abstract acceptance: 15 March 2017

Registration and payment: 1 – 15 April 2017

PowerPoint Presentation (PowerPoint file): during the conference

Full paper for publication: date to be announced during the conference

 

CONFERENCE VENUE

Institute of Geography and Spatial Planning

University of Lisbon

Cidade Universitária (University of Lisbon main campus)

Lisbon | Portugal

 

CONFERENCE e-MAIL & WEBSITE

Conference e-mail: urbanplanningafrica2017@gmail.com

Conference website

 

14th International Conference on Urban Health - Health Equity: The New Urban Agenda and Sustainable Development Goals | 26-29 September 2017 | Coimbra | Portugal

 

(...) The only global conference focused on advancing the health of people living in cities worldwide. Cities are the main drivers of national development and present opportunities to transform a nation's health and wellbeing, so cities must be at the forefront of tackling the global sustainable development agenda. (...)

Further information

  8.º Congresso Florestal: "Floresta em Português: Raizes do Futuro" | 11 e 14 de Outubro de 2017 | Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Estão abertas as pré-inscrições no 8º Congresso Florestal Nacional  com preços reduzidos, as quais decorrerão até 15 de Julho de 2017, data a partir da qual o custo das inscrições1 aumentará 50%. O Congresso Florestal Nacional está a ser organizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, em cooperação com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e com as Associações Florestais do Lima e do Vale do Minho, e decorrerá nas instalações do Instituto Politécnico de Viana do Castelo entre 11 e 14 de Outubro de 2017 e terá por tema central "Floresta em Português: Raízes do Futuro".

Dentro deste tema central, serão realizadas Conferências sobre diversos aspectos de interesse geral como Florestas e Conservação da Natureza, Madeiras na Lusofonia, Biodiversidade, Políticas e Mercados Internacionais, Estatísticas Florestais e será dado um ênfase especial à Gestão Florestal Comunitária.

Os interessados podem inscrever-se [aqui] e aceder a informação diversa sobre o Congresso no respectivo sítio internet, aqui

Conference: Culture, Sustainability, and Place: Innovative Approaches for Tourism Development | 11 to 13 October 2017 | Ponta Delgada | São Miguel Island | Azores | Portugal

 

The United Nations has designated 2017 as the International Year of Sustainable Tourism for Development. In this context, this conference will explore the place and roles of culture within sustainable tourism and local sustainable development.

 

The conference follows from transdisciplinary work on investigating cultural sustainability across Europe and other international efforts to highlight and understand the roles of culture in sustainable development, and to develop and strengthen our cultural bridges to nature.

 

It aims to bring together artists working with ecological and sustainability issues, cultural heritage and cultural sustainability researchers, local development actors, and tourism practitioners. It will shine a spotlight on issues and approaches to operationalize the inclusion of culture in sustainable tourism for local and regional development, within a co-learning interdisciplinary context.

Ver Further information | Call for Proposals

UGI-CGE - 2017 CGE Lisbon Symposium: Integrating Knowledge and Understanding in Geography Education | 26 – 28 October 2017 | Inscrição com 20% de desconto para associados APG com quotas em dia

 

We are pleased to invite you to participate in the CGE 2017 International Symposium to be held in Lisbon. The symposium will be an excellent occasion to rediscover the beauty and welcoming warmth of Lisbon, one of the best European capitals to visit all year round. The main theme of the symposium — Integrating Knowledge and Understanding in Geography Education — will be an opportunity to reflect upon the challenges that geography education faces in many parts of the world. Although in some countries geography remains as an independent curricular subject, in many others the study of geographical issues and problems has been integrated into the wider fields of social or environmental studies.

 

Geography education researchers and practitioners from all over the world are invited to submit abstracts for paper presentations and workshops, which will be the highlight of a programme intended to balance the scientific debate with an appealing social agenda. All paper presentations and workshops will be conducted in Lisbon during 26-27 October 2017.

Further information

 

Multibanco, Payshopp ou Cartão de Crédito

International Delegate € 300 (approximately USD 322)

 

APG Members € 240

 

Portuguese Teachers € 200

 

Students € 100 (*)

 

Accompanying persons € 150(**)

 

Geostatística para as Ciências da Terra e do Ambiente

A editora do Instituto Superior Técnico publicou a 3ª edição do livro "Geoestatística para as Ciências da Terra e do Ambiente", de autoria do Prof. Amílcar Soares. Obra de referência em língua portuguesa no ensino e aprendizagem da Geoestatística, trata-se de um livro que aborda desde os princípios básicos da caracterização espacial de fenómenos físicos de recursos naturais, através dos instrumentos fundamentais da Geoestatística, até aos conceitos mais avançados de caracterização da incerteza espacial e risco.

 

Publicação da obra: "Hidrologia e Recursos Hídricos" 

 

A editora do Instituto Superior Técnico, publicou a segunda edição da obra de referência "Hidrologia e Recursos Hídricos"   de autoria dos professores João Reis Hipólito e Álvaro Carmo Vaz. Escrito numa perspectiva de formação académica, científica e profissional na área dos recursos hídricos, este livro constitui uma referência fundamental em gestão ambiental e engenharia.

 

Trata de temas tão importantes como o Ciclo Hidrológico e Balanço Hídrico, Caracterização de Bacias Hidrográficas, Precipitação, Radiação Solar, Evaporação e Evapotranspiração, Água no Solo, Água Subterrânea, Escoamento Superficial, Caracterização de Cheias, Caracterização de Secas, Dotações de Rega, Dimensionamento e Exploração de Albufeiras, Caudais Ecológicos, Gestão Integrada dos Recursos Hídricos.

Dado que a IST Press é entidade parceira do portal eco social NaturFun, os interessados podem adquirir esta obra com desconto através do NaturFun, com portes de envio gratuitos para endereços em Portugal (o que não é negligenciável dado que se trata de um livro com mais de 800 páginas e com mais de dois quilos) e implicando uma contribuição da Naturlink à Associação CAIS por cada exemplar encomendado, aqui

 

Apresentação de Comunicações às VIII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE) | novembro de 2017 | Lisboa

 

Vão decorrer de 15 a 17 de novembro de 2017 as VIII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE) e o II Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG).

 

As JIIDE resultam de uma parceria entre a Direção-Geral do Território de Portugal e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha. Este evento, que teve a sua primeira edição no ano 2010, vai realizar a sua próxima edição em novembro de 2017 em Lisboa.

 

Esta conferência anual pretende ser um espaço de reflexão, debate e partilha de conhecimento sobre a temática da informação geográfica nos dois países. Para a edição de 2017 foi definido como lema os contributos das infraestruturas de informação geográfica para a interoperabilidade digital e, de forma mais global, para a designada Economia Digital.

 

A participação neste evento é gratuita para todos os interessados e está apenas sujeita a uma inscrição prévia.

 

As JIIDE prevêem a submissão de comunicações sobre as temáticas abordadas, sendo que as principais datas a ter em consideração são as seguintes:

 

- Limite para receção de resumos - 19 de maio

- Comunicação dos resultados de avaliação dos resumos - 23 de junho

- Publicação do programa - 30 de junho

- Entrega dos artigos completos - 31 outubro

- Conferência - 15 a 17 novembro

 

Em 2017 as JIIDE decorrerão em articulação com o ENIIG, que teve a sua primeira edição no ano transato. Está previsto que o ENIIG decorra durante o dia 17 de novembro.

Informação mais detalhada sobre o ENIIG será disponibilizada em breve.

 

Para obter mais informação sobre as JIIDE consultar : http://www.dgterritorio.pt/jiide2017

 [iguurban]  Call for session proposals: World Social Science Forum 2018 | 25-28 Setember | Fukuoka | Japan

 

A reminder of this important forum - for human geographers in particular - and essential that the geographical community is well represented in Fukuoka next year.  Please discuss this within your community and circulate.

We are pleased to announce that a call for session proposals for the 2018 World Social Science Forum is now open.

The Forum will take place from 25-28 September 2018, in Fukuoka, Japan, on the theme of 'Security and Equality for Sustainable Futures'.

Proposals for parallel sessions under the following sub-themes of the Forum:

 

·         Sustainability and security

·         Cybersecurity

·         Human security

·         Security and the 2030 Agenda

·         Globalization, diversity, and cultures of belonging

·         Development and inclusion in urban and rural areas

·         Gender equality and security

·         Health, safety and biosecurity

·         Freedom, democracy and security

Key dates:
Submission Deadline: 1 September 2017
Selection: Proposals will be reviewed by the Scientific Programme Committee (SPC).
Outcome: Feedback on session proposals and notifications of acceptance will be sent out to all applicants no later than 30 November 2017.

An official call for papers will be released by the SPC at a later date.

More information on session formats, as well as on how to submit a session, can be found on the Forum website: www.wssf2018.org

We would be very grateful if you could share the news about the Forum and call for proposals with your networks.

Do not hesitate to contact issc@worldsocialscience.org with any questions.

Chamada de artigos: eTup - Revista de Educação Geográfica da Universidade do Porto

 

A geTup - Revista de Educação Geográfica da Universidade do Porto é um espaço aberto à participação, discussão e inovação que procura favorecer a interação, a comunicação e a promoção do conhecimento entre profissionais das Escolas de todos os níveis de ensino, a sociedade em geral e seus diversos agentes, com um particular apelo aos estudantes e formadores que desenvolvem investigação e reflexão na área do ensino e da educação geográfica.



A chamada de artigos decorre em permanência para textos em português, espanhol, inglês e francês, os quais podem enquadrar-se numa das cinco ações axiais: REFLETIR sobre questões de ensino-aprendizagem; INTERVIR no sentido de divulgar a investigação académica dos professores em formação; PERSPETIVAR a realidade atual e passada do 'mundo escolar'; ACONTECER, dando espaço ao relato de atividades escolares; SAIR, da sala de aula para ensinar e aprender.



O acesso à geTup

 Pre-registration period is now open for the Master's Programme in Environmental Change: Analysis and Management of the University of Girona.

 

The pre-registration period is now open for the Master's Programme in Environmental Change: Analysis and Management organised by the Institute of the Environment of the University of Girona. Environmental problems can only be solved through a multidisciplinary approach. Therefore, the programme has been designed by teaching staff from different departments of the University of Girona. It is intended for students specialised in areas related to geography, environmental sciences, geology, engineering, biology, physics, economics, architecture, agriculture, sociology or law.

Visit the website, where you can assess the programme and access any relevant information.

Poster

  III Olimpíada Brasileira de Geografia e I Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra

  As III Olimpíada Brasileira de Geografia está com as inscrições abertas!

  O novo site é http://obgeografia.org/ onde pode encontr todas as instruções!

 

  Inscrições abertas entre 16 e 31 de Julho

  Alguma dúvida ou dificuldade nos contacte por mensagem no Facebook ou por e-mail para contato@obgeografia.org

  Responderemos o mais rápido possível!

 

Doutoramento em Geografia na FCSH/NOVA

 

Candidaturas – Doutoramentos (3.º Ciclo) 2017/18

Ver mais informação aqui

 Doutoramento em Geografia na FLUC 

 

Candidaturas – Doutoramentos (3.º Ciclo) 2017/18

Ver mais Informação

Doutoramento em Geografia na FLUP.

 

Candidaturas – Doutoramentos (3.º Ciclo) 2017/18

Ver mais informação aqui  

 

Doutoramento em Geografia no IGOT.

 

Candidaturas – Doutoramentos (3.º Ciclo) 2017/18

Ver mais informação

 

Doutoramento em Geografia na Universidade do Minho

 

Candidaturas – Doutoramentos (3.º Ciclo) 2017/18

Ver mais informação aqui

 

Eventos

Oportunidades

Espaço Docente