Parecer: "Aprendizagens Essenciais em Geografia no Ensino Secundário - Contributo da Associação Portuguesa de Geógrafos"

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

/ ARTICULAÇÃO COM OS PERFIS DOS ALUNOS

PARECER

VER DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Considerando as responsabilidades da Associação Portuguesa de Geógrafos na promoção da Geografia, a Direção faz chegar o seu contributo em fase de consulta pública aos documentos disponibilizados, considerando poder concorrer para a sua melhoria, considerando a relevância dos mesmos na formação escolar e o rigor e a qualidade científica que devem estar necessariamente associados às aprendizagens, neste caso da Geografia.

Antes de mais, sublinhamos a estrutura do documento, por facilitar a leitura, promover a sua boa compreensão e apropriação pelos docentes no ensino.

Apesar disso, a quantidade de conceitos e de conhecimentos, capacidade e atitudes que se pretende que o estudante adquira, afigura-se-nos claramente excessiva, por certo prejudicial da mobilização de recursos e formas de aprendizagem mais ativas, incluindo saídas de campo e outros modos que considerem a especificidade local e regional do espaço onde a escola está localizada.

Por fim, há pequenos lapsos e aspetos diversos que devem ser alterados, seja na redação ou no rigor dos conceitos.

Os contributos que seguem adiante estão organizados de acordo com os anos letivos, subdividem-se em A e C, e estão orientados fundamentalmente em três dimensões:

  1. Sugestões de alteração na redação;
  2. Diminuição / simplificação dos quadros em que se indicam os conhecimentos, capacidades e atitudes onde o aluno deve adquirir competências, assim como dos conceitos que lhes estão associados;
  3. Atualização / correção / melhoria de conceitos e dos quadros de operacionalização de competências.

Para facilidade de leitura dos comentários e sugestões, o contributo está organizado de acordo com a sequência do texto dos documentos, ordenado por páginas, com marcação a azul das sugestões de alteração, sempre que é o caso, e comentários em destaque, quando nos pareça útil.

Faz-se notar que, por razões de tempo, as sugestões se circunscrevem ao texto das primeiras páginas, aos quadros de operacionalização e aos conceitos.