Margarida Pereira - Dedicação à Geografia, ao Planeamento Regional e ao Território

Margarida Pereira - Dedicação à Geografia, ao Planeamento Regional e ao Território

A Professora Margarida Pereira (FCSH-UNL) aposentou-se no final de junho de 2024. A Associação Portuguesa de Geógrafos deseja-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da vida reconhecendo o contributo inestimável em prol da Geografia, do Planeamento Regional e Ordenamento do Território quer a nível nacional quer a nível internacional. Agradecemos a dedicação à APG enquanto presidente da mesma (2008-2012) e secretária da assembleia (2018-2020).
Estamos certos que continuará a apoiar a valorização do conhecimento geográfico, da Geografia e d@s Geógraf@s!

A Direção da APG

 

Escrever sobre a Professora Margarida Pereira é ter a oportunidade de descobrir o que significa o conhecimento geográfico e o seu efeito multiplicador nos inúmeros artigos, capítulos de livros, aulas, teses, quer a nível nacional quer a nível internacional. O “Território “ da Professora Margarida Pereira é vasto e combina o conhecimento e a objetividade com um enorme sentido humanista. A professora, a investigadora, a orientadora e a colega detém o mesmo traço: o profissionalismo e a energia que emprega em cada um dos papeis que assumiu.
Margarida Pereira, natural de Bragança, licenciou-se em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1976, onde ainda foi assistente do Professor Orlando Ribeiro. Em 1982, começa a carreira universitária como assistente convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Em 1984, inicia os estudos no domínio do urbanismo, em Portugal. Em 1985,  realizou um estágio na Universidade de Paris (Nantairre) com o Professor Bernard Dezert, sobre a mesma temática. Ainda na década de 80, fez as provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 1991, no âmbito da investigação da tese de doutoramento, realizou um estágio na Universidade de Paris IV (Sorbonne), no Laboratoire Espace et Culture, sob orientação do Professor Paul Claval. Em 1995 obteve o grau de Doutora em Geografia e Planeamento Regional, aprovada com distinção e unanimidade explorando a política urbana.
Geografia, território, planeamento, urbanismo, equipamentos, são palavras-chave frequentes nas dezenas de artigos científicos, capítulos de livros, entradas em dicionários, atas de congressos nacionais e internacionais. Como investigadora, integrou o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS.NOVA - Grupo de investigação 4: Sistemas de Modelação e Planeamento. Foi responsável por vários projetos de investigação, nomeadamente: Projeto FÉNIX-Regeneração Urbana Liderada Pelo Comércio e as Novas Formas de Governança (PHOENIX-Retail-Led Urban Regeneration and the New Forms of Governance) entre outros na área do urbanismo e do planeamento regional.
Ao longo dos anos de docência contribuiu para a formação de centenas de geógraf@s, acrescentou conhecimento geográfico a outras profissões através do mestrado e doutoramento em Planeamento Regional e Urbano com impacto em diferentes geografias. Orientou e co-orientou inúmeras teses de mestrado e doutoramento, integrou paineis de avaliação de concursos bilaterais e bolsas de doutoramento e pós-doutoramento. Foi coordenadora da licenciatura em Geografia e Planeamento Regional e do Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território e responsável científico da área de especialidade de Planeamento e Ordenamento do Território do Doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial.
Foi consultora no âmbito do planeamento regional e ordenamento do território para várias instituições governamentais.
A breve resenha tem o propósito de homenagear mais de quatro décadas de dedicação  à academia, à colaboração e à partilha de conhecimento. Enquanto ex-aluna, agradeço o tempo dedicado às aulas, aos trabalhos rigorosos e exigentes, enquanto colega recente, a colaboração, a sabedoria e o companheirismo. O Departamento de Geografia e Planeamento Regional da FCSH -UNL foi unânime no reconhecimento do trabalho e da pessoa afável.
A Geografia portuguesa também estará grata pela dedicação!

Elisabete Fiel, FCSH-UNL