Jubilação da Prof. Doutora Maria Assunção Araújo

Jubilação da Prof. Doutora Maria Assunção Araújo, por Fátima Loureiro de Matos – Diretora do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
 
No passado dia 19 de fevereiro a Prof. Doutora Maria Assunção Araújo, professora catedrática do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP),  desde 2007, jubilou-se. A Prof. Doutora Maria Assunção Araújo, licenciou-se em 1973, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e iniciou a sua carreira docente na FLUP, em 1976, tendo lecionado várias unidades curriculares da área da Geografia Física, destacando-se, a Geografia Física de Portugal e a Geomorfologia do Litoral. Em 1991 defendeu a sua tese de doutoramento intitulada “Evolução geomorfológica da plataforma litoral da região do Porto”. Foram várias as gerações de geógrafos, que tiveram o privilégio de ter a Prof. Doutora Maria Assunção Araújo, como docente. Os seus interesses científicos englobam a Geomorfologia e o estudo do Quarternário, principalmente, o estudo dos terraços marinhos e a sua possível afectação pela tectónica recente. Tem, também desenvolvido trabalhos sobre o património geomorfológico e sobre as variações recentes do nível do mar. Entre as suas publicações mais recentes, destacam-se:
- 2020 - The Northwest Portuguese Coast: A Longitudinal Coastline and It’s Diversity, The Northwest Portuguese Coast. In: Vieira G., Zêzere J., Mora C. (eds), Landscapes and Landforms of Portugal. World Geomorphological Landscapes. Springer,  pp 83-98;
- 2018 - O Norte de Portugal revisitado, in Xeomorfología e Paisaxes Xeográficas. Catro décadas de investigación e ensino, Homenaxe a Augusto Pérez-Albertí, Universidade de Santiago de Compostela, p. 13-40;
- 2016 - Northern portuguese coastal zone: unity and diversity : the particular case of the Porto region, RBG - Revista Brasileira de Geomorfologia Vol. 17 p. 23-41. Refira-se, ainda que, foi a criadora do Site Viagens a Portugal, 4000 locais para visitar (https://www.viagensportugal.net), disponível também em inglês, onde os visitantes, podem encontrar uma vasta informação (geomorfológica, cultural, gastronómica, arqueológica, natureza, entre outras)  acerca dos diferentes lugares.