Em jeito de homenagem à Professora Maria Lucinda Fonseca

Em jeito de homenagem à Professora Maria Lucinda Fonseca

A Professora Lucinda Fonseca aposentou-se no início do mês de Julho. Juntamo-nos à singela homenagem da Professora Alina Esteves, desejando-lhe as maiores felicidades nesta, nova, etapa da sua vida. Estamos certos que continuará a contribuir para a valorização da Geografia e d@s Geógraf@s, tanto nacional como internacionalmente!

A Direção da APG

 

Maria Lucinda Fonseca ingressou no curso de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1973 e foi aluna de Orlando Ribeiro, Manuel Viegas Guerreiro, Suzanne Daveau e Ilídio do Amaral, entre outros. Optando pela Geografia Humana, desde cedo mostrou a sua preferência pelas migrações, tendo sido orientada no seu doutoramento por Jorge Gaspar com uma tese sobre a relação entre a mobilidade geográfica e a mobilidade social em Portugal. Desde Assistente Estagiária do Departamento de Geografia (1978) até Professora Catedrática (2006), Maria Lucinda Fonseca assumiu um vasto conjunto de cargos dentro da universidade. Foi membro do Conselho Diretivo da FLUL, membro da Direção do Centro de Estudos Geográficos, Coordenadora Científica do Centro de Tradições Populares Portuguesas Prof. Manuel Viegas Guerreiro, Pró-Reitora da ULisboa, e Presidente do IGOT-ULisboa. É atualmente Vice-secretária da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa. Coordenou também o curso de Doutoramento em Migrações, um programa de 3º ciclo que envolve 4 escolas da ULisboa.

A carreira de investigadora foi marcada pela coordenação de projetos nacionais (ex: Re-inventing Portuguese Metropolis: migrants and urban governance; Acesso e situação habitacional dos imigrantes e políticas de habitação em Portugal) e internacionais (ex: GEITONIES; Medchange), pertença a redes internacionais, desde a sua fundação, como as redes IMISCOE e Metropolis, assim como pela criação e coordenação do Grupo de Investigação MIGRARE do CEG-IGOT. Coordenou as equipas do CEG que integraram projetos sobre as boas práticas e a saúde dos migrantes (MigHealthNet), estatísticas sobre a integração de migrantes na Europa (Prominstat), teorização dos sistemas migratórios na Europa (THEMIS), ensino superior e os direitos humanos (MEHR), envelhecimento populacional e migrações em Portugal (P-Ride), e a igualdade de género e a carreira académica (Gearing Roles). Coordena presentemente o conjunto de pesquisadores do CEG que integram o projeto ACCTING, sobre a alteração de comportamentos dos grupos socioeconómicos mais desfavorecidos no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

Quanto às publicações, Maria Lucinda Fonseca tem dezenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras (ex: JEMS, PSP, Finisterra) e capítulos de livros (ex: Springer, Elsevier, Edward Elgar, Routledge, Leuven University Press, Amedina) com revisão por pares, tendo organizado a edição de diversas publicações que resultaram de eventos científicos.

Alina Esteves, IGOT