Prémio APG Fotografia | Olhares Geográficos

Prémio APG Fotografia Olhares Geográficos

 

2026

6ª Edição: "Habitação: dinâmicas, desigualdades e contrastes". 

  • Data de submissão de candidatura: até o 31 de março de 2026

Na sexta edição do concurso de fotografia da Associação Portuguesa de Geógrafos (adiante APG) convida-se o público em geral a retratar as problemáticas associadas à crise da habitação, com fortes repercussões sociais e económicas, altamente impactantes no território, nas comunidades e nas vivências em contexto urbano e rural, que, por motivos diferenciados, são confrontados com a sobrelotação habitacional, por fenómenos de gentrificação, segregação ou de exclusão social. A participação é gratuita, só pode ser efetuada pelo próprio e implica a aceitação integral do presente regulamento (cada participante está limitado à submissão de 3 fotografias). A par disso, formaliza-se com o preenchimento e submissão da ficha de inscrição disponível no site da APG, até ao dia 31 de março de 2026, juntamente com a fotografia, concordando com a cedência de direitos de utilização não comercial da imagem. A fotografia distinguida pelo júri receberá um prémio com valor pecuniário de 250 € (duzentos e cinquenta euros).

Mais informações:

Regulamento

Inscrição

Vencedores das edições anteriores

5ª Edição: Paisagens em transição

As mudanças na paisagem, designadamente ao nível infraestrutural, de conectividade e da sua fruição, resultantes das transições digital, tecnológica e energética.  

Vencedor: André Joel de Jesus Alves

Legenda: Vista do alto (120 m), a fotografia revela um território em transformação, onde o passado e o futuro energético se confrontam. A central fotovoltaica da Torre Bela, com mais de 600 mil painéis, é um exemplo das marcas territoriais da descarbonização e da emergência de novas paisagens energéticas.
 
Menção honrosa: Carlos Elísio Teixeira Vasconcelos da Silva
Legenda: Esta foto foi feita aquando de uma ida ao alto da Serra do Larouco, a terceira mais alta de Portugal em Montalegre, achei que as neblinas e as montanhas recheadas de eólicas davam um belo cenário.

 

 

4ª Edição: Água no Território - Desafios e Conflitos

Os desafios da água resultantes das alterações climáticas, das conflitualidades do seu uso e da importância de a utilizar de forma mais eficiente, sustentável e circular.

Vencedor: Catarina de Almeida Pinheiro

Em agosto de 2022, consequência da seca prolongada, a barragem da Paradela (Montalegre) apresentava um volume ínfimo de água, deixando à vista ‘cicatrizes’ que serão cada vez mais frequentes devido às alterações climáticas.

 

3ª Edição: Territórios e Migrações

As mudanças registadas na sociedade portuguesa fruto dos processos crescentes de migração, com impacto nas vivências, nas práticas, nas organizações e nas interações territoriais, societais, laborais e outras.  

Vencedor: Jorge Manuel Gonçalves

"O espaço público renovado, a mobilidade suave e a precariedade pesada".

 

 

 

2ª Edição: Alterações Climáticas: emergência e resiliência territorial

As mudanças registadas no território nacional, fruto do impacto das alterações climáticas, testemunhando a emergência de atuações de adaptação e mitigação, mas também, que demonstrem o caráter resiliente do território e das comunidades a tal fenómeno.

Vencedor: Manuel António Pereira Fernandes 

"A foto mostra o leito do rio Salas em Tourém-Montalegre, quase sem água e com rastos de pneus que mais parece uma pista."

 

 

1ª Edição: Pandemia - Territórios em mudança

A atual pandemia, que motivou mudanças drásticas na forma como olhamos o território, como gerimos o espaço e dentre deste a distância, como reaprendemos a desenvolver atividades económicas e lidar com os outros.

Vencedor: Rogério Paulo de Sousa Madeira

"Quando todos se preparavam para mais uma enchente de Verão, Albufeira se torna numa cidade digna de filmes de Western. Todos os seus saloons fecharam devido ao vilão que viria visitar a cidade. Em qualquer uma das suas ruas, o soprar do vento apenas traziam alguns tumbleweed do areal da praia."