O impacte das alterações climáticas nos carvalhais submediterrânicos| Isabel Maria Melo Mendes dos Passos

O impacte das alterações climáticas nos carvalhais submediterrânicos| Isabel Maria Melo Mendes dos Passos (Doutoramento em Geografia - Especialização em Geografia Física, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

As alterações climáticas projetadas para o século XXI afetarão os sistemas físicos e biológicos, prevendo-se que os seus efeitos sejam mais pronunciados na bacia do Mediterrâneo do quenoutras regiões do planeta. As condições climáticas são fatores determinantes para a distribuição das espécies vegetais, pelo que se espera que os ecossistemas respondam,particularmente ao nível das comunidades vegetais.

Esta tese tem como objetivo explorar e compreender o impacto das futuras alterações climáticas nas florestas de carvalhos submediterrânicos, nomeadamente na sua distribuição na bacia do Mediterrâneo. Estas florestas representam o limite de distribuição de diferentes espécies, uma vez que marcam a transição entre os macroclimas Temperado e Mediterrânico, tornando-as especialmente suscetíveis às alterações climáticas. Utilizando modelação ecológica de espécies e técnicas de deteção remota, serão calculadas as alterações na área de distribuição das espécies de carvalhos submediterrânicos, comparando as áreas adequadas atuais e futuras. Serão também avaliadas possíveis alterações no elenco florístico das comunidades florestais em áreas de transição, com especial foco na alteração de espécies arbóreas dominantes. Os resultados obtidos servirão de suporte à definição de medidas de gestão ajustadas às alterações previstas na distribuição destas florestas, de forma a reduzir a perda de biodiversidade e de fornecimento de serviços de ecossistemas importantes.