O acesso à habitação nos Centros Urbanos Regionais portugueses | Margarida Picanço

Agora investigo eu!
O acesso à habitação nos Centros Urbanos Regionais portugueses | Margarida Picanço (Mestrado em Ordenamento do Território e Sistemas de Informação Geográfica, FCSH da UNL)
 
A minha dissertação de mestrado encontra-se integrada no projeto Housing & Covid da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e pretende analisar a evolução do mercado de habitação nos Centros Urbanos Regionais portugueses entre 2016 e 2023. Este intervalo de tempo foi marcado por várias mudanças significativas que impactaram diretamente o mercado imobiliário, contribuindo especialmente para o aumento do preço do metro quadrado, que por sua vez se reflete no aumento do Índice de Acesso à Habitação (IAH). Este indicador consiste na fração entre o rendimento mediano dos agregados familiares e o preço mediano do metro quadrado.
Note-se que foram vários os fatores que contribuíram para as crescentes dificuldades sentidas na habitação, nomeadamente o aumento do turismo, do alojamento local, do investimento estrangeiro, entre outros. Por outro lado, acontecimentos como a pandemia de Covid-19, a Guerra na Ucrânia e a crise inflacionista, contribuíram para o aumento das desigualdades no acesso à habitação.
Em síntese, é fundamental compreender estas tendências, de forma a desenvolver políticas públicas eficazes a fim de promover um mercado habitacional mais equilibrado e inclusivo.