Sérgio Medeiros | Gabinete de Geografia, Planeamento e Proteção Civil
Geógrafos na Administração Local e Regional | Sérgio Medeiros (Gabinete de Geografia, Planeamento e Proteção Civil - Município da Povoação, São Miguel Açores)
Desempenhar a profissão de Geógrafo nos Açores, mais concretamente no concelho da Povoação, tem sido uma experiência extremamente desafiante, mas ao mesmo tempo muito gratificante. Recordo-me como se fosse hoje, numa aula de Riscos Naturais e Ordenamento do Território do Mestrado de Geografia Física, Ambiente e Ordenamento do Território, lecionada então pelo saudoso Professor Doutor Fernando Rebelo, de o Mestre me dizer: “meu caro, o senhor reside no concelho com a maior Bacia de Riscos Naturais de Portugal, trabalhar lá será um desafio constante.” Pois bem, o Mestre tinha razão.
No entanto, o conhecimento adquirido no curso foi e continua a ser determinante para desempenhar as minhas funções. O trabalho diário com os Planos de Ordenamento do Território, com cartografia de risco (quer seja na sua interpretação, quer seja na sua elaboração) e Sistemas de Informação Geográfica refletem bem a visão integradora e multidisciplinar que a Geografia nos proporciona e evidencia bem a importância da nossa classe profissional na Administração Local e Regional.
Em municípios de pequena dimensão, o Geógrafo contribui e atua em diferentes projectos, devido à transversalidade desta ciência que forma profissionais capazes de atuar em diferentes temáticas e muitas das vezes são o pilar determinante para a organização do território, quer a nível local, quer a nível Regional.
A presença de Geógrafos a trabalhar na Administração Local e Regional, no meu entender, tem sido determinante para delinear estratégias que fomentam o desenvolvimento integrado sustentável do território.