O comportamento espaço temporal dos turistas como suporte à proposta de sistemas de evacuação durante episódios de calor extremo| Pedro Francisco Vieira da Silva
O comportamento espaço temporal dos turistas como suporte à proposta de sistemas de evacuação durante episódios de calor extremo | Pedro Francisco Vieira da Silva (Mestrado em Geografia: especialização em Riscos e Proteção Civil)
"WEAQ-TourPor: O impacte das condições climático-meteorológicas extremas e da qualidade do ar no comportamento espaço-temporal dos turistas em ambiente urbano”
Durante os últimos meses tive a oportunidade de integrar o projeto de investigação “WEAQTourPor: O impacte das condições climático-meteorológicas extremas e da qualidade do ar no comportamento espaço-temporal dos turistas em ambiente urbano”, desenvolvido no Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território/IN2PAST – Laboratório Associado de Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, e financiado pela FCT. Este teve como objetivo avaliar a influência das condições do estado do tempo na experiência dos turistas durante a sua visita no município do Porto. Para este efeito, durante o verão de 2024, participei ativamente no trabalho de campo no município do Porto, no qual pude experienciar pela primeira vez a sensação de obter dados de investigação recolhidos in loco e de colaborar com investigadores de diversas áreas científicas. Durante esta investigação, foi aplicado um inquérito por questionário a turistas, sobre a sensação e influência das condições climático-meteorológicas e da qualidade do ar durante a visita, na qual obtivemos perto de duas centenas de respostas. Em simultâneo, com recurso a dispositivos GPS efetuou-se o rastreio dos percursos dos turistas de diversas nacionalidades, em tempo real, a fim de averiguar as principais rotas e hotspots turísticos. O projeto permitiu-me alargar a amplitude dos meus conhecimentos e desenvolver capacidades e competências interpessoais. Nesta ótica, encontra-se aqui a base para o desenvolvimento da minha dissertação de mestrado, que procura cruzar os dados que foram obtidos através desta triangulação metodológica com uma proposta de planeamento de emergência para turistas durante eventos de calor extremo, com base em rotas turísticas mais frequentes no município do Porto.


