A Versatilidade do Geógrafo no Contexto Local | Cláudia Costa

A Versatilidade do Geógrafo no Contexto Local | Cláudia Costa (Coordenadora do Observatório Local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Gabinete de Desenvolvimento Sustentável e Felicidade do Município de Pombal)

Enquanto Geógrafa, reconheço dois grandes trunfos que esta área me proporcionou: o conhecimento abrangente e a capacidade de escalonamento.
A Geografia, muitas vezes vista como superficial por tocar em diversos temas, oferece, na verdade, uma visão integrada que permite compreender fenómenos nas suas múltiplas dimensões — físicas, humanas e as relações entre ambas. Este olhar holístico ajuda-nos a dialogar com outras áreas do saber e a promover a integração de serviços e equipas, como acontece frequentemente em contextos municipais. Muitas vezes o meu papel nestas equipas é exatamente esse: "colar" os serviços em prol de objetivos que são transversais à organização.
A atuação do Geógrafo destaca-se também pela sua capacidade de escalonamento, tanto na análise de políticas globais e na identificação do impacto local de estratégias territoriais, como também no reconhecimento do contributo das ações locais na prossecução de objetivos de longo alcance. Efetivamente, as ações locais frequentemente estão alinhadas com metas globais, e o Geógrafo ajuda a identificar essas conexões que não são visíveis para muitos profissionais. Esta capacidade de unir o global ao local faz do Geógrafo um profissional essencial para enfrentar os desafios da sustentabilidade, promovendo soluções que impactam positivamente as comunidades.