Dia Mundial da Educação Ambiental | Fátima Luciano e Carla Aleixo
Dia Mundial da Educação Ambiental
O Dia Mundial da Educação Ambiental é celebrado a 26 de janeiro e pretende contribuir para a reflexão sobre o meio ambiente, a pegada ecológica e o que podemos fazer localmente. Em tempos de retrocesso no que diz respeito aos acordos internacionais e às metas já negociadas, a educação ambiental pode fazer a diferença na ação individual contribuindo para o global.
Destacamos o trabalho de duas docentes em agrupamentos do Alentejo (Elvas e Vidigueira) e da forma como a Geografia contribui para a educação ambiental.
Fátima Cabaceira Luciano | Licenciada em Geografia e Planeamento Regional (Faculdade de ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, AE n.º 3 – Elvas)
Sendo a Geografia uma disciplina extremamente abrangente, na medida em que tenta compreender a Terra e a complexidade das relações entre o Homem e o meio ambiente, desde 1997 que me liguei a projetos pedagógicos de carater ambiental, primeiramente ao PROSEP, cujo objetivo se prendia com a defesa da floresta, através do conhecimento da sua importância ambiental e socioeconómica, bem como comportamentos e atitudes assertivos para a preservação da mesma.
Em 2017 abracei o Programa Eco-Escolas sendo este um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”. Pretende reconhecer e encorajar as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, nas mais diferentes áreas tais como resíduos, energia, água, agricultura biológica, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade em geral. Pretende que as escolas desenvolvam atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida quer na escola quer na comunidade.
Os alunos desenvolvem assim competências e concretizam diversas atividades no domínio do ambiente e sociedade, no sentido de alertar a comunidade escolar para a necessidade de práticas sustentáveis no âmbito dos resíduos, energia, água e biodiversidade.
A importância da Geografia na defesa do meio-ambiente | Carla Aleixo (Agrupamento de Escolas de Vidigueira)
A Geografia desempenha um papel fundamental na defesa do meio ambiente, pois integra conhecimento científico e sua abordagem interdisciplinar e holística permite compreender as relações entre o ser humano, o espaço geográfico e os recursos naturais.
As aprendizagens essenciais de Geografia no 3º ciclo remetem, indubitavelmente, para a importância da Geografia, enquanto área curricular, para se estudar e conhecer o território, debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos, bem como para se promover a literacia ecológica.
A Geografia, em conjunto com a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento (com foco nos domínios “Educação Ambiental” e “Desenvolvimento Sustentável”) e a implementação do Programa Eco-Escolas, ajuda a criar uma consciência ambiental crítica, educando sobre a importância da preservação dos ecossistemas, do uso racional dos recursos naturais, de sensibilizar para a necessidade de uma gestão sustentável do território de forma a compreender o impacto de decisões locais no equilíbrio global, a contribuir positivamente para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a garantir um futuro mais equilibrado entre a sociedade e a natureza.