Desafios na Proteção Civil Municipal | Maria Manuel Gouveia

Geógraf@s no Terreno

Desafios na Proteção Civil Municipal | Maria Manuel Gouveia (Geógrafa, Município de Mirandela, Coordenadora Municipal de Proteção Civil de Mirandela e Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico e Diplomacia Económica.)

A proteção civil municipal é composta por duas componentes diferentes, mas complementares, isto é, há a componente reativa e a componente preventiva. Nesse sentido, a coordenação da proteção civil municipal constitui-se como um desafio profissional no qual o conhecimento geográfico é peça fundamental para a concretização de exigentes atividades diárias que requerem, por um lado, respostas rápidas, eficientes e eficazes e, por outro, exposições fundamentadas no conhecimento do território e dos fenómenos a que este se encontra sujeito. A proteção civil municipal baseada no conhecimento geográfico é, por um lado, garantia de resposta fundamentada a quem necessita de auxílio e, por outro, suporte basilar para a execução de um planeamento exequível.

A panóplia de fontes de informação e de ferramentas transmitidas em meio académico e, posteriormente, aplicadas em meio profissional, permitem encontrar padrões e relações que ocorrem no espaço e, consequentemente, produzir respostas concretas para a resolução dos problemas. Como tal, no seio da proteção civil municipal são utilizadas várias fontes de informação oficiais e ferramentas diversas, tais como os de sistemas de informação geográfica que, conjugadas com a capacidade de análise territorial, permitem a obtenção de uma visão estratégica e integrada do território que é essencial para a tomada de decisão