Impactes do ensino à distância durante a pandemia da Covid-19: Contributos da análise geográfica em territórios urbanos, rurais e de transição | Marília Correia Borges
Agora investigo eu!
Impactes do ensino à distância durante a pandemia da Covid-19: Contributos da análise geográfica em territórios urbanos, rurais e de transição | Marília Correia Borges (Doutoramento em Geografia Humana, Universidade do Minho)
A pandemia provocada pela Covid-19 está a espoletar diversas investigações em múltiplas áreas, nomeadamente na Educação. Neste contexto, em Portugal, atualmente são inexistentes os estudos focados em avaliar esta vertente no ensino da Geografia, por isso, a presente investigação perspetiva-se dentro da Geografia como inovadora no contexto nacional. De igual modo, os resultados permitirão compreender os efeitos a servir de base a novos contextos pandémicos por forma a dotar de forma mais eficiente as respostas. A presente investigação tem como objetivo perceber de que modo o Ensino à Distância, provocado pela Covid-19, afetou as aprendizagens na disciplina de Geografia, nomeadamente na vertente da Geografia Física em territórios urbanos, rurais e de transição. Com este estudo pretendemos que os discentes reflitam sobre as lacunas provocadas pelo ensino à distância e que, se no futuro esta modalidade de ensino seja forçada a regressar, os docentes saibam quais as melhores estratégias a adotar, a fim de acautelar a consolidação de conhecimentos. Para tal, foram aplicados questionários e focus group aos docentes e aos discentes, assim como recursos e atividades relacionadas com a Realidade Aumentada e com as Novas Tecnologias de Informação Geográfica.