A Geografia aplicada à Agricultura | Susana Ribeiro
A Geografia aplicada à Agricultura | Susana Ribeiro, geógrafa e agricultora
A Geografia abrange várias áreas de conhecimento, podendo ser aplicada em diversas atividades de estudo, principalmente no que ao território diz respeito. Através do estudo do clima e dos solos, o conhecimento geográfico pode ser aplicado à agricultura, como por exemplo, melhorando a fertilização dos solos e na plantação de culturas apropriadas ao clima local, melhorando assim as colheitas.
Ao plantar castas vinícolas mais adaptadas ao clima local, consegue-se controlar doenças, retirar maior produtividade e melhores produções, todos estes fatores melhoram a qualidade do vinho produzido na região.
A nível do estudo dos solos, ao se fazer uma fertilização indicada a cada tipo de solo, leva a uma melhora de produtividade e de qualidade em árvores de fruto. A Geografia ajuda a compreender e a analisar diversas áreas que influenciam a agricultura, levando assim a melhorar a produtividade e a qualidade das diversas culturas plantadas. O conhecimento geográfico altera a visão do território, permitindo a análise de todos os fatores que influenciam as diversas culturas.
