Do Savoir Savant ao Savoir Enseigné: (Des)Continuidades Didáticas da Geografia Física, em Portugal (1975 - 2025) | Paulo Manuel Costa Lemos

Agora investigo eu!
Do Savoir Savant ao Savoir Enseigné: (Des)Continuidades Didáticas da Geografia Física, em Portugal (1975 - 2025)
Paulo Manuel Costa Lemos | Doutoramento em Geografia – FLUP

A modernização do sistema de ensino português (SEP) tem enfrentado desafios significativos, devido à ineficácia na coordenação entre o Savoir Savant (conhecimentos científicos - CC) e o Savoir Enseigné (conteúdos escolares). Esta coordenação exige processos de transposição didática (TD) que, de forma simplificada, correspondem à adaptação dos CC considerados pertinentes e ‘essenciais’ à educação das gerações em formação, integrando-os nos currículos e programas escolares, devendo ser transformados no ‘saber de ensino’ –, através da reflexão crítica e de práticas didático-pedagógicas que, não desvirtuando a complexidade de conceitos mais abstratos da ciência, culminam no ‘saber ensinado’. No entanto, esta transposição/adaptação dá, muitas vezes, origem a respostas desfasadas e desarticuladas da realidade educativa, exacerbando a fragilidade das relações entre esses dois tipos de saberes. Para enfrentar este desafio, esta investigação propõe a (re)construção de um modelo de resposta mais ágil e eficaz para o SEP, fundamentado na identificação das ruturas e na padronização das respostas educacionais, com base numa análise detalhada de registos documentais e testemunhos sobre a (des)continuidade científica, didática, geracional e sociopolítica dos temas da Geografia Física, presentes nos curricula dos Ensinos Básico e Secundário, em Portugal, ao longo do último meio século (1975-2025). A proposta é modelar padrões de resposta que acompanhem as rápidas mudanças contemporâneas, posicionando a TD como um processo integrado e dinâmico, que se desenvolve em cadeia e não de forma isolada ou fragmentada, garantindo, assim, maior eficácia na articulação entre os conhecimentos científico e escolar.