Conceitos Limiares e o Empoderamento da Geografia Escolar | Eduardo Francisco Raimundo Lopes
Eduardo Francisco Raimundo Lopes | Conceitos Limiares e o Empoderamento da Geografia Escolar (Doutoramento em Geografia, área de especialização em Ensino da Geografia, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – IGOT, Universidade de Lisboa)
O presente projeto de doutoramento em Geografia (área de Ensino da Geografia) investiga como os Conceitos Limiares (Threshold Concepts) podem transformar profundamente o currículo de Geografia no ensino básico e secundário em Portugal. Partindo da definição de Meyer e Land (2003), segundo a qual estes conceitos funcionam enquanto “portais” que, uma vez assimilados, alteram radicalmente o processo de ensinoaprendizagem, seguindo uma metodologia mista:1. Revisão bibliográfica e bibliométrica a fim de identificar as matrizes de conceitos limiares específicos e transversais à Educação Geográfica. 2. Métodos qualitativos (entrevistas a professores e grupos focais com alunos) e quantitativos (questionários padronizados) para avaliar a integração destes conceitos e o seu impacto na perceção dos estudantes. O estudo organiza-se em cinco fases: (i) enquadramento teórico; (ii) conceção de uma estrutura de trabalho com docentes universitários para incorporar conhecimentos limiares (ITCK); (iii) estágio no Reino Unido para consulta a especialistas; (iv) implementação de experiências-piloto em sala de aula e avaliação das aprendizagens; (v) formulação de recomendações curriculares e disseminação dos resultados. Espera-se, assim, contribuir para um currículo de Geografia mais contextualizado, interdisciplinar e socialmente relevante, capaz de empoderar os alunos e prepará-los para enfrentar desafios globais como a sustentabilidade e a transformação urbana.


