Carlos Loureiro | As alterações climáticas e a subida do nível médio das águas do mar

Carlos Loureiro | As alterações climáticas e a subida do nível médio das águas do mar (Faculdade de Ciências e Tecnologia| Centre for Marine and Environmental Research – ARNET| University of Algarve, Portugal)
Uma das consequências mais proeminentes das alterações climáticas à escala global é a subida acelerada do nível médio do mar. Esta subida não é homogénea, variando regionalmente em termos de magnitude e causas, dominadas pela expansão térmica e fusão glaciar, bem como temporalmente em função da trajetória de aquecimento global. Contudo, e apesar da variabilidade espectável, a subida do nível do mar será uma realidade muito para além do final deste século, uma vez que a resposta do oceano ao aquecimento global não é imediata. Existe um desfasamento da ordem dos séculos na resposta dos oceanos à variação da temperatura da atmosfera, resultante da lenta redistribuição de energia pelos oceanos.
No entanto, os impactes da subida do nível do mar já se fazem sentir em muitas zonas costeiras, e isto apesar de globalmente a subida ser de apenas 10 centímetros nas últimas décadas. Por exemplo, a nível europeu os prejuízos anuais causados pelas inundações costeiras ultrapassam os mil milhões de euros, mas com potencial para aumentar significativamente se não forem implementadas medidas de adaptação costeira à subida do nível do mar.