Ana Bonifácio | "Os Espaços Azuis"
Ana Bonifácio | "Os Espaços Azuis" (Doutoranda em Geografia, Planeamento Regional e Urbano - IGOT-CEG, ULisboa)
Nos últimos anos, as evidências científicas de que a vida urbana afeta a saúde dos seus habitantes – incluindo a saúde mental e emocional –, têm vindo a multiplicar-se. Diversos estudos demonstram a associação inequívoca entre a ‘vida na cidade’ e o aumento de casos de depressão, ansiedade, demências, esquizofrenia e outras perturbações.
Esta investigação procura compreender de que forma os espaços azuis – espaços públicos adjacentes a massas de água (naturais ou artificiais), incluindo-as, independentemente da sua forma – podem contribuir para atenuar esses efeitos e promover a saúde mental. O território (e, em particular, o espaço urbano, nas suas materialidades e ausências) pode também ser chave para a resposta. Pretende-se compreender as experiências individuais no modo como esses espaços são vividos, incluindo o entendimento de como se expressam no território, e apoiar o desenho de estratégias urbanas que valorizem os benefícios terapêuticos da água.
Se os espaços azuis foram e têm sido reconhecidos como elementos ambiental, social e economicamente estruturais que tiveram o poder de trazer mais bicicletas e fatos-de-treino para a rua, falta agora dar-lhes luz e função na ótica das políticas de planeamento urbano com a saúde pública como um dos seus vetores.


