VI Congresso da Geografia Portuguesa / Autores / Javier Gutiérrez Puebla
Javier Gutiérrez Puebla
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- PROPOSTA METODOLÓGICA DE MEDIÇÃO DOS SPILLOVER EFFECTS COM INDICADORES DE ACESSIBILIDADE
ESTUDO DAS ACTUAÇÕES EM ESPANHA E EM PORTUGAL
Ana Margarida Condeço Melhorado, Javier Gutiérrez Puebla
Palavras chave: Acessibilidade, Spillovers effects, Planeamento do transporte, Análises de redes, SIGO conceito de acessibilidade refere-se à facilidade que uma determinada localização possui para alcançar os bens e serviços desejados. Na literatura podem-se encontrar vários indicadores para medir a acessibilidade, variando a sua formulação com as diferentes definições que existem para este conceito. Os estudos de acessibilidade têm sido utilizados para caracterizar o grau de proximidade dos territórios em relação às oportunidades existentes, assim como para analisar as mudanças derivadas da construção de novas infra-estruturas na acessibilidade dos territórios.
No entanto, uma revisão mais atenta permite descobrir que até à data se tem omitido sistematicamente um aspecto importante no planeamento do transporte: avaliar os benefícios que as infra-estruturas de transporte duma região produzem sobre as regiões vizinhas. Esta ideia é semelhante ao que em economia se conhece por spillover effects, para designar os impactos produzidos fora dos limites da região que recebe o investimento. O seu estudo está normalmente vinculado ao efeito que o capital público produz nos sectores privados.
O nosso objectivo é o de medir os spillover effects através dos indicadores de acessibilidade, utilizando as funcionalidades SIG. Parte-se do princípio que a construção duma nova auto-estrada produz um aumento de acessibilidade que supera os limites geográficos da região onde é construída. Esta comunicação forma parte duma tese de doutoramento, actualmente em execução, onde se identificou que as auto-estradas propostas pelo PEIT (Plano Estratégico de Infra-estruturas e Transporte do Governo espanhol até 2020) produzem aumentos de acessibilidade no território português. Seguidamente, realizou-se o mesmo tipo de análise para as auto-estradas que a UE prevê para Portugal até ao ano 2020. Os resultados permitem concluir sobre a existência de importantes spillover effects a ambos lados da fronteira.
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