Vítor Fontes

  • POESIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, PERSPECTIVAS DE ABORDAGEM
    Maria Helena Ramalho, Vítor Fontes
    Palavras chave: Educação Geográfica, Poesia, Didáctica, Competências

    expadir Resumo

    Contribuir para a formação de cidadãos geograficamente competentes e promover a cultura e a literacia geográfica são, hoje, grandes desafios dos professores de Geografia dos ensinos Básico e Secundário. A operacionalização dessas metas/desafios requer dos professores criatividade e exigência na construção de estratégias didácticas que contribuam para um efectivo desenvolvimento das competências geográficas.
    É neste contexto que consideramos que a poesia, tantas vezes ignorada, temida ou entendida como património exclusivo da disciplina de Língua Portuguesa, pode ser um recurso e uma ferramenta didáctica extremamente útil, dado o seu enorme potencial educativo. As possibilidades de abordagem são múltiplas e entre elas destacamos: (a) os poemas enquanto documentos reveladores de uma perspectiva espacial/ territorial, potenciadores de análise geográfica (temática); (b) os poemas enquanto recursos didácticos com potencial ao nível do desenvolvimento procedimental e/ou atitudinal; (c) os poemas enquanto elementos estruturantes na construção de situações educativas agregadoras; (d) os poemas enquanto instrumentos para o desenvolvimento e aprofundamento de competências (geográficas e transversais) e de articulações disciplinares; (e) os poemas enquanto recursos/instrumentos potenciadores do alargamento da identidade cultural dos alunos.
    Criar pontos de contacto entre a expressão poética e os saberes geográficos é o exercício que propomos após várias situações concretizadas de utilização didáctica da poesia, num apelo à intuição pedagógica e à criatividade de cada professor.

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