Mensagem do Presidente da APG - Jubilação de Luciano Lourenço

  • Mensagem da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG)

Desde a sua fundação em 1987, a Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) tem procurado contribuir para a valorização da Geografia e para o reconhecimento da utilidade social dos geógrafos e das suas atividades profissionais. Nesse período, muitos têm sido os geógrafos portugueses que têm contribuído para esse reconhecimento, sendo, Luciano Lourenço, um dos que mais contribuiu para o crescimento, consolidação e prestígio da Geografia em Portugal. Nas últimas quatro décadas, foi  determinante o seu papel, quer enquanto “Investigador” e “Professor” de excelência, quer na divulgação e difusão da ciência, quer ainda, pelos elevados cargos exercidos.
A sua visão do que significa ser geógrafo, ou seja, “um profundo conhecimento e, simultaneamente, um grande respeito pelos territórios, físico e geohumano, bem como pelos patrimónios (natural, edificado, cultural, …) neles existentes, sem os quais tudo aquilo que possamos fazer não terá grande relevância” (http://www.apgeo.pt/42-luciano-lourenco), a que se junta uma enorme dedicação e capacidade de trabalho, permitiram-lhe alcançar um elevado prestígio nacional e internacional, quer no meio académico, quer junto da sociedade civil.
Esse reconhecimento levou-o a ocupar cargos de grande destaque, permitindo-lhe, assim, demonstrar na prática o papel que a Geografia e os geógrafos têm na resolução/mitigação de um dos principais riscos que Portugal enfrenta no séc. XXI, o dos incêndios florestais.
Com efeito, o geógrafo Luciano Lourenço, associado n.º 149 da APG, enquanto pioneiro e grande impulsionador do estudo dos incêndios florestais e dos riscos em Portugal, foi o grande responsável pelo reconhecimento da Geografia como ciência fundamental no estudo das referidas temáticas.
Assim, é com profunda satisfação que a Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) se junta a esta merecida homenagem, agradecendo o inestimável contributo que o Professor Doutor Luciano Lourenço vem prestando à Geografia Portuguesa, valorizando-a e prestigiando-a, sendo um privilégio e um orgulho, poder tê-lo como seu associado.

Um grande bem-haja Professor Luciano Lourenço.

António José Bento Gonçalves
Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG)