Mensagem de Ano Novo

Mensagem de Ano Novo | Pedro Chamusca, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos

O ano que acaba de terminar foi bastante intenso para a Geografia. A produção, sistematização e territorialização do conhecimento, para análise e compreensão de vários desafios (nacionais e internacionais) e acontecimentos (mais ou menos esperados), evidencia, cada vez mais, a importância da Geografia.  

Em 2023, foram várias as Geógrafas e Geógrafos que assumiram papel de destaque, designadamente no exercício de cargos públicos ou com uma voz ativa em diferentes órgãos de comunicação social. Também a Associação Portuguesa de Geógrafos desenvolveu várias ações para afirmar o valor, a importância e a relevância da Geografia. Foi um ano de revisão estatutária, com uma importante jornada de reflexão no Congresso da Geografia Portuguesa, que este ano se realizou no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Foi também um ano homenagem a nomes de referência como Jorge Arroteia e Teresa Barata-Salgueiro (que publicaram novas edições da coleção Geografia e Geógrafos), bem como todos os fundadores da Associação. Foi também um ano de reforço e consolidação das colaborações e parcerias institucionais, designadamente com a Associação dos Professores de Geografia, mantendo uma forte aposta nas Olimpíadas da Geografia (com uma brilhante representação internacional, este ano na Indonésia) e a Associação Insular de Geografia. 

Para 2024 assumimos o compromisso de trabalhar para afirmar o valor e a relevância da Geografia. Apoiando todos os que partilham o gosto pela Geografia. Será um ano muito intenso, com a celebração do Dia da Geografia Portuguesa (que se passa a celebrar a 25 de fevereiro), o Colóquio Ibérico da Geografia (em Coimbra, entre 9 e 11 de outubro), várias iniciativas e a eleição de novos órgãos sociais.  

A toda(o)s deixo uma mensagem de esperança e felicidade, esperando que todos os desejos pessoais e profissionais se realizem.

Um Bom 2024 e viva a Geografia!