Em jeito de Homenagem a Ana Paula Santana

Em jeito de Homenagem

Ana Paula Santana

Foi à porta da TP2 que pela primeira vez vi a Professora Paula Santana. Sabia que ia ter Geografia da Saúde, mas não sabia bem o que era isto da Geografia da Saúde (perdoem a ignorância a um jovem de 19 anos!). Aglomerávamo-nos no corredor à espera que a Professora chegasse. A minha ignorância sobre o que era afinal a Geografia da saúde estava quase a terminar. Não me lembro de tudo o que foi dito nessa aula, mas lembro-me da avidez com que absorvíamos a cartografia que estava a ser projetada: onde se morre mais? De que causas? Como se comporta a nossa terra? Qual é que está melhor ou pior? E claro, o que justifica este padrão. Saí da aula imerso nas preocupações que a vida de estudante tem, longe de saber que 25 anos depois a lição ainda não estaria terminada.

A vida e carreira da Professora Paula Santana são indissociáveis da investigação e ensino da Geografia da Saúde. A sua busca incessante pela compreensão da relação entre ambiente, território e saúde foi sempre aliada ao rigor científico e à necessidade de direcionar esse conhecimento para informar políticas, num verdadeiro compromisso com a sociedade.

Paula Santana nasceu no Caramulo em 1956, onde levou várias gerações de estudantes. Gradua-se em Geografia, pela Universidade de Coimbra, em 1980. Durante o seu percurso de Mestrado integra a Universidade de Exeter como Professora Visitante. Esta experiência revela-se determinante na escolha da Geografia da Saúde, enquanto tema de investigação para o seu Doutoramento, uma área inovadora em Portugal e que viria a desenvolver e a consolidar ao longo da sua carreira. Defende provas públicas de doutoramento em 1993, apresentando o trabalho Acessibilidade e utilização dos serviços de saúde: ensaio metodológico em geografia da saúde, orientada pelo Professor Pereira de Oliveira. É Professora Catedrática desde 2004 pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2019 é reconhecida como uma das 100 Mulheres Portuguesas Mais Prominentes na Ciência. Desde 2023 integra a 8. ª Secção Geografia e Ordenamento do Território da Academia de Ciências de Lisboa.

Escrever sobre a Professora Paula Santana leva-nos a pensar sobre as fronteiras dos saberes e a refletir sobre o posicionamento e amplitude das preocupações e respostas que a Geografia deve dar. O seu percurso foi pautado pela partilha de conhecimento com colegas de diversas áreas académicas e de múltiplas escolas, contribuindo simultaneamente para que as preocupações geográficas ultrapassassem os limites tradicionais e chegassem a outras áreas científicas, como a arquitetura, a medicina, a saúde pública, economia, a sociologia e engenharia. Organizou conferências de relevo, contribuindo para a visibilidade da Geografia da Saúde e da Saúde urbana (e.g., XIV Conferência Internacional de Saúde Urbana e I GEOSAUDE)

O impacto da sua investigação é sentido tanto na academia quanto na sociedade, tendo liderado projetos que expandiram o conhecimento sobre as desigualdades em saúde. Destaca-se a coordenação do consórcio EURO-HEALTHY, considerado uma boa prática no domínio da inter e transdisciplinaridade, pela inclusão das ciências sociais e humanidades nos estudos sobre a saúde.

A sua capacidade de unir investigação fundamental e aplicada concretizou-se em políticas públicas inovadoras, tornando-a uma referência nas áreas da geografia e da saúde. Destacam-se as colaborações com o Ministério da Saúde, tendo sido fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas focadas na equidade no acesso à saúde.  Foi Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, trabalhando nas áreas do Ambiente e Ordenamento do Território. A nível internacional, foi consultora da Organização Mundial de Saúde, co-chair da Comissão Ambiente e Saúde da União Geográfica Internacional.

Motivada pela partilha de conhecimentos, alavancou carreiras e formou dezenas de investigadores através da Equipa de Investigação que criou, constituindo uma verdadeira “família” da qual sempre cuidou e continua a cuidar.

A Professora Paula Santana aposentou-se no último ano letivo. Os agradecimentos serão sempre parcos… Com ela atestamos que a Geografia é uma ciência chave não só na compreensão dos problemas societais mas também na procura de soluções, de natureza multidimensional e de forma colaborativa. Com ela inspiramo-nos a ser ainda mais curiosos, atentos e rigorosos.

Por tudo isto e muito mais deixamos este sincero obrigado!

 

Ricardo Almendra e Ângela Freitas