Nota de Direcção da APG n.º 52 | 05/01/2015: A Geografia Portuguesa está mais pobre - Falecimento de: António Gama e José Norberto Fernandes

Caros/as colegas,
 
A Geografia Portuguesa está mais pobre

Nem sempre vos transmito boas notícias e hoje é o caso.

No último dia de 2014 a Geografia Portuguesa ficou mais pobre, com o falecimento prematuro de dois colegas e amigos: António Gama e José Norberto Fernandes. Ambos nos seus respectivos domínios foram e serão exemplos de uma extraordinária capacidade científica e técnica e de uma exemplar dedicação às suas actividades.

António Gama (1948-2014), professor da Faculdade de Letras e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, dedicou-se ao estudo das problemáticas social e política do espaço, nomeadamente no que concerne aos temas urbanos e regionais e às questões das espacialidades do poder.

José Norberto Fernandes (1961-2014), geógrafo e empreendedor, trabalhou em várias áreas do sector público, desde funções técnicas na CCDR Alentejo, a assessoria em Gabinete Governamental e gestão de projectos na Autoridade Nacional de Protecção Civil, bem como no sector privado onde foi um dos fundadores de uma conhecida empresa no domínio dos Sistemas de Informação Geográfica.

O percurso profissional destes dois colegas, conjugado com as suas qualidades humanas, fazem deles exemplos que a Geografia Portuguesa não se esquecerá.

Descansem em paz.

Rui Pedro Julião
Presidente da Direcção da APG