Nota de Direcção da APG n.º 42 | 16/12/2013: “IX Congresso da Geografia Portuguesa em Évora”

Caros Colegas,

Realizou-se nos passados dias 28 a 30 de Novembro de 2013 o IX Congresso da Geografia Portuguesa em Évora, numa organização conjunta da APG e da Universidade de Évora.

Ao longo dos três dias estiveram presentes mais de 200 participantes e houve a oportunidade de assistir à apresentação de mais de 200 comunicações desdobradas em 10 eixos temáticos, mas com o pano de fundo do tema central do evento: Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência.

Na sessão de abertura tivemos a presença de S. Exa. o Secretario de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Prof. Dr. Miguel Castro Neto, que nos elucidou sobre alguns dos aspectos de particular relevância para as áreas de actuação dos Geógrafos. Destes, destaco três: o anúncio do início da fase final de preparação da nova Lei de Bases da Política de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo, acompanhado do compromisso de promover um maior envolvimento da APG no processo; a criação de uma nova Lei do Cadastro; e a alteração da política de acesso aos dados geográficos, com a criação de mecanismos de acesso online e a gratuitidade dos mesmos.

Houve igualmente a oportunidade de ter duas mesas redondas, no início de cada um dos dias, onde os convidados de inegável qualidade científica e imbatível reputação, João Ferrão, Viriato Soromenho-Marques, José Luís Zêzere e Filipe Duarte Santos, nos ajudaram a reflectir sobre dois temas chave da actualidade: “Ciência e Sociedade” e “Riscos e Sociedade”.

Em breve, teremos oportunidade de aceder aos materiais do Congresso pois os artigos serão editados sob a forma de e-Book que será disponibilizado de pública e gratuitamente, por forma a fomentar a sua disseminação e utilização.

Reitero nesta oportunidade os meus agradecimentos a todos os que participaram no evento, com particular destaque para os oradores, aos patrocinadores que apoiaram a iniciativa, bem como à Universidade de Évora por nos ter acolhido. Deixo para o final quatro agradecimentos especiais: à Profª Virgínia Henriques que, enquanto Presidente da Comissão Organizadora, coordenou a montagem e realização do Congresso; à Profª Teresa Pinto Correia que, como Presidente da Comissão Científica, coordenou a equipa que estruturou e assegurou o valor científico do evento; ao Eduardo Gomes e à Clara Guedes que, pela APG, garantiram que tudo corresse da melhor forma.

Por fim resta-me convidar-vos a continuarem a participar nas iniciativas da APG, com particular destaque para o próximo Congresso Ibérico que se realizará em 2014, em Guimarães, organizado em conjunto com a Universidade do Minho e a Asociación de Geógrafos Españoles, e para o próximo Congresso da Geografia Portuguesa que se realizará em 2015, em Lisboa, organizado conjuntamente com o Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Universidade Nova de Lisboa.

Um grande bem-haja para todos.
Rui Pedro Julião