2007 | Lisboa | VI Congresso da Geografia Portuguesa: "Pensar e Intervir no Território-Uma Geografia para o Desenvolvimento"
Comissão Científica & Organizadora | Eixos Temáticos | Programa | Visitas de Estudo | Sessões Paralelas |Como Chegar | Onde Ficar | Datas Importantes | Envio de Resumos | Comunicação | Inscrições | Inscrições Online
VI CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
Pensar e Intervir no Território
Uma Geografia para o Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa
Lisboa, 17 a 20 de Outubro 2007
Faça download do folheto do programa
Imprima: Programa/Sessões Paralelas
Nos últimos 20 anos Portugal mudou muito! A Geografia portuguesa também! Atingiu a maioridade, com tudo o que a nova condição implica.
Portugal aderiu à, então, Comunidade Económica Europeia, acontecimento-chave para marcar a nossa posição e trajectória num mundo, que ficou cada vez mais globalizado. Paradoxalmente, é a globalização que dá visibilidade ao regional e ao local.
É também neste contexto de abertura que a sociedade desperta verdadeiramente para os problemas ambientais, as desigualdades sociais e territoriais, as diferenças culturais.
Nestas duas décadas, a Geografia portuguesa consolidou a sua posição institucional e impôs-se como ramo do saber dotado de conhecimento, instrumentos e técnicas capazes de responder aos novos desafios da Humanidade.
Para além do papel tradicional que desempenha ao nível do ensino e da formação cívica, transmitindo às novas gerações as coordenadas espaciais e o sentido do lugar, referências fundamentais num mundo globalizado, a Geografia avança decisivamente no estudo, divulgação e intervenção ao nível das questões ambientais, dos problemas de Ordenamento e Gestão do Território e na concepção e aperfeiçoamento de Sistemas de Informação Geográfica, suportes essenciais para a Decisão em vários domínios.
A Geografia portuguesa está igualmente consciente da importância que, apesar da nossa integração na União Europeia (ou talvez por isso…), o espaço lusófono readquire em contexto de globalização. Os temas propostos reflectem as áreas de intervenção onde a Geografia se tem afirmado nos últimos 20 anos, tendo a APG, as diversas associações profissionais, as Universidades e, até, a acção individual, muito contribuído para essa afirmação e uma maior articulação com formações similares.
Comissão Científica & Organizadora | Eixos Temáticos | Programa | Visitas de Estudo | Sessões Paralelas |Como Chegar | Onde Ficar | Datas Importantes | Envio de Resumos | Comunicação | Inscrições | Inscrições Online